[update]Comerciais elétricos segundo a Kia

A Kia apresentou oficialmente na CES o seu conceito para o futuro dos comerciais ligeiros aka "carrinhas brancas" com o conceito "Platform Beyond Vehicle". A marca coreana apresentou 3 modelos que vão estar disponiveis em várias variantes - o PV1, PV5 e PV7, que graças à plataforma permitem modularidade interior e exterior. É uma grande aposta das Kia que está a terminar uma fábrica especifica para estes modelos em 2025 e deverá produzir 150.000 unidades por ano.

Estes modelos são baseados numa versão modificada da plataforma E-GMP usada nos atuais Kia EV que permite ser esticada ou encolhida adaptando-se a qualquer carroçaria. Assim, a partir destes 3 modelos a Kia levou 5 modelos à CES: uma carrinha de tejadilho alto (como as carrinhas de entregas americanas), uma carrinha de formato compacto, um mini-autocarro que pode ter vários arranjos de assentos, um Robotaxi e uma pick-up (segundo a Kia para já estavam apenas a apalpar o terreno).
Mas este conceito PBV é muito mais que "apenas caixas com rodas" e dá para perceber que a Kia pegou numa folha em branco e pensaram seriamente no assunto. A área de carga permite múltiplas possibilidades de organização e um sistema de calhas no fundo e paredes interiores facilitando desenhar e montar sistemas de transporte de mercadoria e armários.
Esta versão da plataforma E-GMP em "skate" com toda a mecânica no fundo permite a troca de carroçarias na mesma plataforma - a cabine do condutor é o único elemento fixo e o resto (que a Kia designa de “life module”) pode ser trocado graças a um sistema pontos de fixação mecânicas e magnéticas. A Kia prevê 4 formatos para os "life modules" (Basic, Van, High Roof e Chassis Cab), cada um com diferentes possíveis configurações interiores.





O Kia PV5 será o primeiro a chegar e será uma carrinha média apenas com tração dianteira. O PV1 é o modelo mais pequeno de todos para entregas a curta-distancia, basicamente do tamanho de um Citroen Ami, mas com condução autónoma e direção nas rodas capazes quase andar de lado. O maior PV7 (que terá a maior capacidade de cargas e bateria) estará dispõe um rival à eterna Ford Transit.
Segundo a Kia o lançamento dos PV será faseado - o PV5 e a plataforma informática chegará em 2025, o PV7 em 2027 e o PV1 em 2028. Mas não acaba aqui - a partir de 2032 a Kia planeia incorporar nestes comerciais inteligência artificial, robótica da Boston Dynamics, condução e até "mobilidade aérea" (Advanced Air Mobility AAM) em parceria com a Supernal.
update 30/01/2024

0 comentários: