[update]Novo Mini Cooper Electric apresentado

Este é o novo Mini Cooper 100% elétrico “made in China” em parceria com a Great Wall - mais simples, mais cool e uma avalanche tecnológica no interior. Já surgiram muitas imagens online mas agora é a serio - este é o novo Mini Cooper Eletric, o citadino fashion de eleição. 


É a 4ª geração do Mini segundo a BMW e fará a ponte/transição entre a combustão e eletricidade na Mini ao mesmo tempo mantem todas as portas abertas.

O design geral é mais fluido e suave que o anterior, que tinha muitas linhas e vincos. O perfil basicamente é o mesmo, pouco mudando relativamente ao R50 de 2000 - com aquele tejadilho que parece flutuar de cor diferente da carroçaria, pilares em preto e os vidros que parecem alinhar perfeitamente com os painéis metálicos. À frente temos uma nova uma grelha dianteira com farois ovais à frente e triangulares atrás que vão estar disponiveis com 3 padrões diferentes.





No interior temos uma organização clássico do tablier com o volante, um grande ecrã circular OLED (24 centímetros de diâmetro) para o sistema multimédia Mini Operating System OS9 no meio táctil e sem borda/moldura com os gráficos a aproveitarem a totalidade do ecrã e a barra com característicos botões do sistema de climatização.




O condutor recebe ainda um head-up display e um tablier com uma textura e visual interessante que produz sons e iluminação personalizada dependendo do modo de condução.


Este novo Mini Cooper Electric é o primeiro modelo baseado na plataforma desenvolvida na China pela BMW e a Great Wall, e servirá de base aos futuros modelos da Mini (5 portas, descapotáveis, etc). Até a altura chegar a atual geração continuará a ser produzida com os motores a combustão de 1,5 e 2 litros mas será visualmente atualizada para alinhar com este novo modelo. Assim poderá comprar o novo Mini mas também comprar o velho Mini novo...

Este novo modelo estará disponível em 2 variantes Cooper E e o Cooper SE como topo de gama. O Cooper SE tem à frente um motor elétrico de 160 kW/218 cavalos e 330Nm de binário alimentado por uma bateria de 54,2 kWh permitindo uma autonomia WLTP de 402 quilómetros e acelerar dos 0 aos 100 km\h em 6,7 segundos. Já o Cooper E terá um motor elétrico de 135 kW/184 cavalos e 290Nm de binário alimentado por uma bateria de 40,2 kWh que permitirá uma autonomia WLTP de 305 quilómetros e acelerar dos 0 aos 100 km\h em 7,3 segundos. Relativamente ao carregamento ambos são compatíveis com carregamento AC 11 kW, mas no carregamento rápido o Cooper SE é compatível com carregamento até 95 kW e o Cooper E até 75 kW - ambos carregam dos 10 aos 80% em 30 minutos.

Vendas arrancam até à primavera de 2024.
update 11-12-2023

0 comentários: