[update]Novo Toyota C-HR apresentado

Não parece mas o Toyota C-HR já cá anda há 7 anos - foi apresentado em 2016 com o seu look de SUV-coupe fastback com motorizações hibridas apenas e com o seu sucesso comercial conseguiu conquistar o direito a uma segunda geração acaba de apresentar - este o novo Toyota C-HR que chegará aos concessionários em janeiro de 2024 como uma versão desportiva do atual Toyota Corolla Cross.
Exteriormente (muito) pouco difere do concept Toyota C-HR Prologue apresentado em 2022. Mantem o perfil fastback e look desportivo responsável, segundo a Toyota, de 55% das vendas. Este novo modele é 3 centímetros mais curto para 4,36 metros de comprimentos com os mesmo 2,64 metros entre eixos, 1,83 metros de largura e 1,56 metros de altura.


A frente parece uma mistura do Toyota bZ4x e novo Lexus LBX. Pessoalmente os flancos esculpidos parecem tirados do Peugeot 2008. A nova geração permitirá nas versões mais altas um novo esquema bicolor da carroçaria em que a seção traseira estará disponível em preto lacado - creio que a Peugeot chegou a oferecer a mesma opção no anterior 208 GTI. Definitivamente chama à atenção e irá atrair olhares na estrada. As restantes versões ainda podem ter um esquema bicolor, mas aí apenas o tejadilho será em preto lacado.


A Toyota diz que para melhorar a aerodinâmica a distancia entre painéis foi reduzida e foi dada especial atenção à integração dos farois, camaras, sensores e até os esguichos de água.

No interior é evolução acima de revolução - o ecrã do sistema multimédia é agora horizontal e há uma reorganização ficando tudo mais virado para o condutor e arrisco uma maior "separação" entre o condutor e passageiro dianteiro com aquela larga consola centra e apoio de braços.

O condutor recebe um conjunto de instrumentos digital de 12,3 polegadas com 3 configurações possíveis ladeado pelo ecrã táctil do sistema multimédia, de 8 ou 12,3 polegadas, que como a geração atual domina o tablier. Pode ainda receber um headup display, abrir o C-HR com o seu telemóvel, sistema áudio JBL, luz ambiente de 64 cores e muito mais.


Será interessante de ver como evoluiu o espaço para os passageiros traseiros, mas pelas imagens dá para ver que a superfície vidrada atrás é bastante maior que com o novo tejadilho de vidro vai certamente reduzir a sensação de claustrofobia da geração anterior.

O atual Toyota C-HR esta disponível apenas com motorizações hibridas clássicas com 122 e 184 cavalos, e a nova geração mantem essa receita mas adiciona uma versão hibrida plug-in! A nova geração contará com 2 motorizações hibridas. A versão de acesso terá um motor a gasolina de 4 cilindros de 1,8 litros a debitar 98 cavalos associado a um motor elétrico de 94 cavalos para um total de 140 cavalos. A seguir temos um motor de 2 litros de 2.0 de 152 cavalos associado a um motor elétrico de 111 cavalos para um total de 200 cavalos. Esta ultima motorização estará disponível em variante 4WD AWD-I com um motor elétrico de 41 cavalos no eixo traseiro.

A grande novidade é a chegada de uma versão hibrida plug-in: mantem o 2 litros de 152 cavalos acima mencionado associado com um motor elétrico de 163 cavalos alimentado por uma bateria de lítio de 51 kWh que permite uma autonomia elétrica de 66 quilómetros.
update 27-12-2023

0 comentários: