[update]Alpine A290 B apresentado

Este é o concept Alpine A290β, que anuncia o Alpine planeado para 2024 baseado no futuro Renault 5 EV. É para já um concept, a Alpine não deu detalhes mecânicos oficiais mas o design já está muito próximo da série (segundo a Alpine é 85% realista). Confesso que esperava algo mais Renault 5 Turbo2, mas saiu mais Super 5 GT Turbo - é um bom ponto de partida para a nova Alpine elétrica.

Antes de mais, o nome. Além dos novos modelos, a Alpine vai também introduzir uma nova nomenclatura - cada modelo começara pela letra "A" seguida de 3 números. O primeiro digito representa a dimensão da viatura e os 2 digitos restantes se é uma viatura desportiva (10) ou "lifstyle" (90). Neste caso recebe ainda a letra Beta para indicar que é um concept quase de série.

O design exterior é claramente baseado no novo 5 mas mais dinâmico e com muitos elementos típicos dos Alpine como os 4 farois, as jantes (inspiradas nas do A110 Légende), os para-lamas alargados e esculpidos. Usa materiais avançados como fibra de carbono e fibra de carbono forjada tingida a azul. Em termos de design este Alpine A290 B (B de Beta) é, segundo a Alpine, 85% de série. Creio que as jantes, o carbono no fundo do carro, o para-brisas, capot e o terceiro stop não vão chegar à produção.






O interior minimalista é todo fantasia - 3 assentos orientados como no McLaren F1: o condutor em posição central e os passageiros atrás de cada lado do condutor, os assentos são desportivos em fibra de carbono com cintos de segurança de 6 pontos e volante tirado da Formula 1. Tudo isto e o aro de segurança via certamente ficar no concept. Segundo a Alpine o que vai manter-se no modelo de série é o botão "OV" (Boost) no volante para as ultrapassagens e arranques.

Sobre a mecânica oficialmente nada foi dito. Usará a plataforma CMF-BEV usada no novo 5 e os rumores dizem que terá o motor elétrico de 220 cavalos do Mégane E-Tech alimentado por uma bateria de 52 kWh. O chassis e suspensões vão ter acertos específicos, os travões Brembo do A110, 3 modos de condução (Wet, Dry e Full) e 11 configurações para o ABS.
update 03-11-2023

0 comentários: