[update]Lancia Pu+Ra HPE apresentado

A Lancia apresentou enfim o seu concept Pu+Ra HPE (sim tem um "+" no meio, como os Smart têm um "#") que assinala o ínicio do segundo acto da marca italiana. O nome é uma amalgama de Pure Radical e High Performance Electric (antes "HPE" era High Performance Estate) e anuncia o design (exterior e interior) dos futuros modelos da marca e o primeiro deverá ser o novo Ypsilon previsto para 2024 que será um crossover urbano, seguido pelo topo de gama Gamma e o compacto Delta.

O design é claramente inspirado no Lancia Stratos, mas os designers não caíram no erro de tentar recuperar um icone incluindo elementos dos Stratos, Aurelia, Flaminia e até um pouco do Beta HPE. O Pu+Ra combina várias formas básicas - temos círculos, retângulos, triângulos incorporados no perfil em cunha. À frente temos uma nova versão da grelha em Y da marca (em que a barra vertical do Y serve de indicador de carga da bateria) que termina num splitter dianteiro e Lancia escrito numa faixa em preto brilhante que constitui o Y. Temos uma linha de cintura elevada, estrutura vidrada reduzida, flancos laterais planos cortados lateralmente por uma faixa vertical em preto entre o para-lamas dianteiro as portas, aquelas magníficas jantes de 3 braços e o vidro traseiro listado que esconde os lugares traseiros e cria a ilusão de um pilar C ajudam a dinamizar - minimalista, simples mas dinâmico e belo.


Tem 4,45 metros de comprimento, 1,95 metros de largura e 1,35 metros de altura - basicamente 23 centímetros que um Kia EV6 mas 7 centímetros mais largo e 20 centímetros mais baixo.



O interior é bastante interessante, muito anos 70 ou 80. Temos um tejadilho de vidro circular que é reproduzido no tablier semi-circular que parte inclina para servir como um ecrã de grande dimensão tipo o Hyperscreen da Mercedes. O interior parece ter sido desenhado/construido com peças de mobiliario - notem os tapetes ou os dois assentos amarelos forrados a Alcantara desenhados pelo fabricante de mobiliário Cassina. É o luxo à italiana que a Lancia procura desenvolver, tal como a Volvo tenta com o luxo à Suéca.






Falando no futuro, como disse acima o Ypsilon regressa em 2024 como um crossover urbano aproveitando a plataforma do Peugeot 2008/e2008, o Gamma chegará em 2026 aproveitando a plataforma dos Peugeot 408/Citroen C5 X e o Delta será baseado na plataforma STLA Medium usando baterias de 88 a 104kWh.
update 22-06-2023

0 comentários: