[update]Citroën Oli apresentado

A Citroën apresentou, e alguns gostariam que não o tivessem feito, a sua visão para o futuro com suv urbano minimalista e "amigo do ambiente": "Oli" é a contração em francês para "all" (todos) e "e" (eletric). E confesso que ao folhear as fotos publicadas confesso que gostei - é como o Shrek ou o jose rodrigues dos santos da RTP, estranho mas ao mesmo tempo adorável. A frente parece a versão francesa de um Storm Trooper! Ultimamente os automóveis elétricos estão cada vez mais caros, pesados e complexos - entra o Oli para atirar água fria na fervura. Poderá ser/anunciar um modelo acima do novo Ami, modelos 100% elétricos mais simples e leves.


É um mini-Cybertruck com um zest do Jeep Willis original eco consciente e marcante como um 2 Cavalos - gosto em particular da transição do nariz levantado quase vertical à frente que depois flui para tras tipo fastback que oculta a caixa da carga atrás parecendo um coupé quando fechada. É diferente, original e é isso que se espera dos designers - fazer avançar e inovar o design da nossa vida.









Apesar de parecer grande até é relativamente pequeno, basicamente do tamanho de um Renault Captur, com 4,20 metros de comprimento e limitado a 110 km\h seria um sem duvida um SUV citadino. O para-brisas vertical permite reduzir o aquecimento do interior mas para melhorar a performance aerodinâmica ar é canalizado de entre os farois dianteiros para criar uma cortina de ar (tipo o Renault Spider sem para-brisas de vidro) à frente do para-brisas. O para-choques dianteiro (idênticos aos traseiros) serve também de degrau para trepar para cima do capot e tejadilho (porque faria isso é uma boa pergunta) que são feitos de catão reciclado reforçado com poliuretano.

As portas de abertura oposta (muito Opel Meriva ou Ferrari Purosangue) sem pilar central permite o fácil acesso ao habitáculo feito para 4 passageiros. O interior é uma cor bastante marcante chamada Infrared que contrasta muito bem com o exterior em preto e branco.

O tablier é bastante simpres, minimalista que parece que foi inspirado numa daquelas colunas áudio sem fios, tem um conjunto de instrumentos digital simples e os poucos botões presentes são recortados...provavelmente para poupar peso. E inspirado nos 2 Cavalos os assentos dianteiros são fixos com estrutura tubular com um amortecedor no fundo das costas. Atrás os assentos são fixados numa articulação do tejadilho, que podem ser recolhidos para aceder à mala.





Em termo de mecânica não há grandes detalhes excepto que graças ao baixo peso o Oli será capaz de percorrer 400 quilómetros com uma bateria de 40 kW. Um factor interessante é que foi construído para ser facilmente recondicionado pela marca a cada 10 anos prolongando o tempo de vida do carro.
update 23-06-2023

0 comentários: