Honda e Sony anunciam a Afeela

A Honda e Sony continuam a desenvolver a sua entrada no mundo automóvel em 2026 e na CES deste ano apresentando mais um protótipo e o nome da marca que será usada: Afeela. Que por alguma razão faz-me pensar numa musica dos Black Eyed Peas "I got AFeela"...
O protótipo (ainda sem nome) apresentado parece uma versão mais realista e apurada do concept Vision-S que a Honda e Sony apresentaram há 3 anos atrás. Tem 4,89 metros de comprimento em que 3 metros ficam entre eixos, 1,9 metros de largura e 1,46 metros de altura - basicamente entre um Ioniq 6 e um Mercedes EQE. É um visual minimalista futurista com um perfil clássico Fastback com um tejadilho de vidro em preto, cantos são mais arredondados, uma barra multimédia à frente e uma barra luminosa atrás, camaras de filmar a servirem de espelhos retrovisores e aquela cúpula no tejadilho devem conter os sensores para as ajudas à condução.




A "barra dianteira entre os farois dianteiros" é na verdade um display interativo que pode mostrar a marca Afeela e animações várias que poderá ser usada por "vários parceiros e criadores"...o que quer que isso signifique.


O interior é bastante limpo com um tablier inspirado nos mais recentes BMW e Hyundai com um zest do Honda e - notem grande ecrã central ladeado pelos ecrãs laterais para as camaras que substituem os espelhos retrovisores, volante tipo yoke e uma consola central flutuante com um controlador rotativo. Os passageiros traseiros recebem também os seus ecrãs multimédia e iluminação interior nos painéis das portas.
A Sony confirmou que estava a trabalhar com a Qualcomm e a Epic Games (Fortnite a bordo?) para assegurar que o seu automóvel tem o hardware e software para ser capaz de lidar com todo o tipo de media e tecnologia incluindo sistemas de realidade aumentada, conetividade entre veículos e estruturas, serviços de streaming e condução autónoma de nível 3 mais assistências à condução 2+ via camaras, sensores e radar Lidar.


Sobre as especificações mecânicas deste protótipo pouco se sabe - apenas que tem tração integral logo 2 motores e uma imagem do interior indicava uma autonomia de 377 km com 75/80% da bateria ainda disponível. Os concepts Vision-S e Vision-S 02 eram baseados num chassis Magna com 2 motores elétricos para um total de 544 cavalos.

As pré-encomendas para o mercado norte-americano abrem no primeiro semestre 2025 e entregas na primavera de 2026.

0 comentários: