[update]BMW i Vision Dee apresentado

A BMW apresentou no CES Las Vegas uma nova evolução do concept Circular - este é o concept i Vision Dee ("Digital Emotional Experience"), que anuncia algum do design e tecnologia que vamos ter nos BMW elétricos baseados na plataforma Neue Klass que devem chegar em 2025 com o novo i3/iX3.
Exteriormente temos um design mais simples e suave, até o perfil é bastante clássico para um concept porque parece um 3 volumes normal, mas com todos os detalhes típicos de um BMW. A frente é uma evolução do anterior concept i Vision Circular se bem que a grelha dianteira recorda-me o recente BMW M Hybrid V8 LMDh mas que a grelha são 2 ecrãs que passam animações/expressões faciais, as rodas esticadas para as extremidades para maximizar o espaço interior, sem espelhos retrovisores e pegas das portas. O para-brisas e vidros laterais são também ecrãs capazes não só de transmitir imagens mas também escurecerem. Atrás o para-choques é bastante alto empurrando as luzes traseiras (que fazem a mesma animação da grelha dianteira) para cima.






Como "piece de resistence" temos a mais recente evolução da tecnologia E Ink. Na CES de 2022 a BMW apresentou o iX Flow com esta tecnologia mas apenas capaz de alterar a cor exterior de branco a preto, esta versão de 2023 consegue agora colorir de 32 diferentes cores os vários painéis da carroçaria e jantes. Um verdadeiro camaleão de 4 rodas.



No interior temos um volante curioso com braço vertical e não temos botões nem sequer o controlador iDrive - tudo foi substituído pelo BMW Mixed Reality Slider que usa sensores sensíveis ao toque no painel de instrumentos para controlar a informação no head-up display e pela assistente virtual Dee.




Uma das peças de hardware mais interessantes deste concept é o novo head-up display. Este é completamente personalizável via o Mixed Reality Slider e é capaz de projetar em toda a superfície do para-brisas - se a legislação atual permite é outra questão, mas tem um argumento interessante: está provado que os ecrãs dentro dos automóveis são uma fonte de distração, colocar a informação à frente do nariz do condutor ajuda a reduzir a distração. Esperemos este sistema nos BMW Neue Klasse a partir de 2025.
update 10-01-2023

0 comentários: