Tesla Semi apresentado

A Tesla apresentou oficialmente o seu camião Tesla Semi, 3 anos depois da data prevista, mas enfim chegou e entregou as primeiras unidades de série à Pepsico. Mas muitas perguntas ficaram no ar - podem ver o vídeo da apresentação completas mas resume-se principalmente a muito ar quente de Musk e pouca substancia. Abaixo coloco algumas das questões importantes que ficam estranhamento no ar - se já estão a entregar viaturas porque raio ainda esconder informações? Curiosidade: Musk não aceitou perguntas no final do evento.

Primeira pergunta - produção. 4 unidades foram expostas mas quantas de série foram realmente produzidas? A julgar em que apenas 2 tinham a decoração do 1º cliente será que os outros 2 são protótipos de teste? É que pela conversa no palco soa que apenas 1 unidade foi entregue e fez a viagem do Nevada à fábrica da Pepsico para ir buscar aperitivos para a festa.

Aproveitando subsídios do estado da Califórnia a Pepsico reservou 100 unidades em 2017 seguida pela Anheuser-Busch, UPS e Walmart mas com que rapidez ira fazer as entregas é uma boa pergunta. Não se sabe quantas já foram produzidas, mas segundo a Reuters (que cita Robyn Denholm) esperam produzir 100 unidades em 2022 (sim, num mês) e atingir 50.000 unidades em 2024.


Segunda pergunta - peso e capacidade de carga. Musk disse que o a versão de 500 milhas/804 quilómetros do Semi fez uma viagem de 500 milhas/804 quilómetros de Fremont (Califórnia) a Sparks (Nevada) com uma carga de bateria pesando o conjunto (trator e carga) 81.000 libras - mas quanto desse peso era a carga e quanto era o peso do trator?


Terceira pergunta - Preço. A Tesla anunciou, há 5 anos, que o modelo com autonomia de 300 milhas/482 quilómetros custaria 150.000 dólares e o modelo de 500 milhas/804 quilómetros 180.000 dólares, mas já passaram 5 anos e um guerra em curso certamente mudaram esses valores.


Quarta pergunta - o novo sistema elétrico de 1.000 volts. De toda a apresentação este é para mim a parte mais interessante e que deixou mais perguntas - interessante porque pega em algo que o pessoal dos comboios conhecem bem, já notaram bem nas placas de alta tensão em todos os comboios? É exatamente ou a volta de 1.000 volts e é um valor nominal ou apenas de pico? É só para as baterias ou para os inversores e motores? Será apenas para ambas as versões?

Até agora os veículos da Tesla (Model 3, Model Y, Model S, Model X) usam um sistema elétrico de 400 volts, mas outras marcas já disponibilizam modelos com sistemas elétricos de 800 e 900 volts (Porsche Taycan, Hyundai Ioniq 5, Kia EV6, Lucid Air). E é tudo uma questão de eficiência necessária para a recarga das baterias e a operação de veículos mais pesados - maior a voltagem mais potência é enviada para a mesma corrente. Mas como disse não deram grandes detalhes técnicos - é mesmo 1.000 volts e é um valor nominal ou apenas de pico? É que se for de pico a a diferença pode ser até 1/4 do valor de pico ou seja 200 volts.

O problema de usar um sistemas de alta voltagem obriga a materiais mais caros e não é possível simplesmente reaproveitar diretamente os sistemas de 400 volts da atual gama Tesla. Musk sempre disse que o Tesla Cybertruck ira usar o mesmo sistema elétrico, mas chegará aos restantes modelos?

0 comentários: