[update]Novo Citroën C4 X apresentado

A gama Citroen C4 continua a crescer e se o design da nova geração levantou bastantes sobrolho o novo C4 X arrisca levantar todos a pelagem facial. O que é bom - o design da Citroen devia esse impacto nas pessoas. O anterior C4, o que acabou substituído pelo C4 Cactus, era uma taça morna de papas de aveia: faz-nos bem mas sem sabor, cor, aborrecido e tão memorável como um frigorifico da marca branca. O novo C4 abandonou tudo isso por um look crossover e agora temos o Citroën C4 X que adiciona uma linha fastback 3 volumes à mistura.

Resumir o Citroen C4 X é complicado - é basicamente uma berlina de 3 volumes com 4 portas mantendo o habitáculo separado da mala, mas com uma linha fastback a tentar mascarar os 3 volumes e com a suspensão levantada... basicamente um modelo para tentar satisfazer europeus e médio oriente onde também será vendido.



De frente o C4 X é igual ao C4, só após o pilar B é que muda - recebe uma traseira e faróis traseiros específicos, mesma distancia entre eixo mas a nova secção traseira acrescenta 24 centímetros empurrando o comprimento total para 4,60 metros (mais que os 4,36 metros do C4 mas menos 20 centímetros que no C5X) e a capacidade da mala para 510 litros (antes 380 litros). Para completar a imagem instalaram rodas de grande diâmetro, proteções de carroçaria em preto e uma distancia ao solo tipicamente SUV de 15,6 centímetros.




No interior mantem os assentos Advanced Comfort mas o banco traseiro tem as costas mais inclinadas, e os mesmos equipamentos e opções dos modelos mais caros da gama C4. Recebe ainda o novo sistema multimédia My Citroen Drive Plus estreado pelo C5X.


Mecanicamente falando aproveita do C4 a mesma plataforma CMP da Stellantis, amortecedores com cabeçotes hidráulicos Progressive Hydraulic Cushion, e os motores a gasolina PureTech (100 e 130 cavalos) e o diesel BlueHDi de 130 cavalos. Também terá direito a uma versão 100% elétrica e-C4X com a já conhecida motorização de 136 cavalos alimentada por uma bateria de 50 kWh que permite uma autonomia de 360 quilómetros. Em principio apenas a versão elétrica será vendida na Europa, mas o principal mercado para este modelo será o médio oriente e África.
update 12-07-2022

0 comentários: