Novo DeLorean Alpha 5 apresentado

Quase 40 anos passados do fim do DMC-12 a DeLorean está de volta...mais ou menos. Esqueçam o coupé de 2 lugares com portas tipo Gullwing (gaivota) porque agora é um sedan desportivo de 4 lugares tipo Porsche Taycan com portas tipo Gullwing. E tal como o icónico DMC-12 este DeLorean Alpha 5 foi concebido em parceria com a ItalDesign do mestre Giorgetto Giugiaro.

É maior que o anterior DMC-12 ("mede aproximadamente" 5 metros de comprimento com 2,30 metros a ficarem entre os eixos, por 2,04 metros de largura e 1,37 metros de altura) mas consegue um bom coeficiente aerodinâmico cX 0,23. Mantem as portas tipo gullwing e a persiana traseira do DMC-12, mas no interior é muito simples, quase zen.






As características técnicas comunicadas foram poucas - acelera dos 0 às 88 milhas por hora (fãs do Regresso ao futuro rejubilem - 142 km\h) em 4,35 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km\h. Tudo alimentado por uma bateria com uma capacidade acima dos 100 kWh (novamente, valor exato não foi dado) que permitirá uma autonomia de 300 milhas (mais ou menos 480 km) no ciclo americano (mais realista que o nosso WLTP). Apresentação ao público só em Agosto em Pebble Beach e pouco depois abre o livro de reservas com entregas prevista em 2024.


Mas o Alpha5 é o primeiro de uma gama de modelos da DeLorean Motor Company (DMC). Pessoalmente ao ouvir Alpha5 recorda-me de Ceti Alpha 5 e apenas os doentes do Star Trek vão perceber.
Há também um pormenor que me deixa com a pulga atrás da orelha - eles desenvolveram uma plataforma especifica para este modelo ou estão a aproveitar algo já existente? 
É que tirando a distancia entre eixos as medidas deste DMC Alpha5 são muito próximas das do Tesla Model S - 4,98 metros de comprimento por 2,1 metros largura e 1.4 metros de altura. Mas sendo a ItalDesign parte do Grupo Volkswagen também poderá aproveitar umas das plataformas  elétricas do grupo, não ficando longe do Taycan também (4,9 metros comprimento, 2,1 metros largura e 1,4 metros de altura).

0 comentários: