[update]Novo BMW M4 CSL apresentado

O motor de combustão está nas cordas (uma metáfora de boxe) mas não vai sair sem uma luta - e é isso que é o BMW M4 CSL. Mais leve, mais potente e mais rápido que o M4 Competition, são 550 cavalos para os 50 anos do CSL ou "Competition, Sport, Lightweight". Segue a mesma receita dos seus antepassados 3.0 CSL, M3 E46 CSL e M4 GTS - o departamento M pegou num M4 Competition e aplicou a sua versão de magia negra. Se quer um corra porque só vão fazer 1000 unidades.

E antes demais - ele parece seriamente chateado da vida! Recebe um kit de carroçaria especifico com spliters dianteiros e traseiros em fibra de carbono, faróis laser com luzes diurnas amarelas, elementos da carroçaria em fibra de carbono, faróis traseiros redesenhados e jantes de tamanhos diferentes (19 à frente e 20 átras) completam uma imagem de agressão destilada e concentrada.





Conseguiram cortar 100 quilogramas ao peso total relativamente ao M4 para um valor final de 1625 quilogramas graças a uma dieta extrema: retirar do assento traseiro, simplificação da linha de escape em titânio (pouparam 4,3 quilogramas), discos de travagem em carboceramica (mais leves em 14,3 quilogramas), as jantes e suspensões específicas poupam 21 quilos, retiraram o isolamento sonoro para poupar 15 quilos e abuso da fibra de carbono um pouco por todo o lado (tejadilho, capot, nos assentos M Carbon que permitem tirar o encosto de cabeça para conduzir com capacete, etc) para o resto. E apenas poderá ter o seu M4 CSL em branco, preto ou cinzento para cortar na peso dos pigmentos.



No interior recebe ainda cintos de segurança de 6 pontos e uma overdose de fibra de carbono e alcantara.

Debaixo do capot o motor S58 no M4 conseguia debitar 510 cavalos de 3 litros de capacidade mas alguns pozinhos mágicos (cabeça do motor impressa 3D, aumentar pressão dos turbos para 2,1 bar e nova cartografia da gestão do motor) passando a debitar 550 cavalos - quase nos 200 cavalos/litro que poucos conseguem. Para lidar com a potencia extra a caixa automática de 8 velocidades e controlo de tração foram reprogramados, recebe a suspensão SelectDrive M rebaixada em 8 milímetros relativamente ao M4 Competition, discos de travagem de carbo-cerâmica escondidos por detrás de jantes especificas (de 19 polegadas à frente e 20 atrás) que calçam pneus específicos.

Tudo somado e não só acelera dos 0 aos 100 km\h em 3,7 segundos mas ficamos com o BMW mais rápido de sempre no Nürburgring - uma volta em 7:15 no circuito curto (20,6 quilómetros) e 7:20 no circuito completo (20,8 quilómetros).
update 31-05-2022

0 comentários: