Dacia Jogger - 1 estrela EuroNCAP

Atenção fãs da Britney Spears - parece que a Renault "Oops i did it again" - depois do ZOE agora é a vez do novo Dacia Jogger a bombar (acho que é essa a expressão que a juventude usa) nos testes do EuroNCAP: apenas 1 estrela em 5 possiveis. Então o que raio aconteceu desta vez?

Antes de mais é importante ver que a Dacia não se dá bem com a ultima iteração do EuroNCAP:
Jogger - 1 estrela
Sandero - 2 estrelas
Spring - 1 estrela

Mas tal como as 0 estrelas do Renault ZOE, este resultado do Jogger não significa que seja uma armadilha mortal. O Jogger é baseado na mesma plataforma usada no Sandero com resultados até aceitáveis nos testes de impacto - a proteção de adultos de 70% e crianças 69%.

Mas para conseguir um preço acessível pouparam nas tecnologias de segurança - não tem airbags para os joelhos, apesar de ter 3 filas de assentos o aviso de uso dos cintos de segurança apenas funciona para as duas primeiras filas, a 2ª fila tem airbag de cortina mas a 3ª fila não, nem a 2ª e 3ª fila de assentos recebe airbags laterais, o sistema de travagem de emergência não deteta peões ou ciclistas, algo que contribuiu para apenas 41% para a "proteção de utilizadores da estrada mais vulneráveis" aka ciclistas e peões. Se calhar é por isso que lhe chama de Jogger - é perigos para o pessoal do jogging...ok, eu paro.

Curiosamente, é possível desativar o airbag do passageiro dianteiro para instalar uma cadeira/ovo à frente mas o Jogger só tem fixação ISOFIX nos assentos traseiros!

Tudo somado e este resultado não é surpreendente - os testes do EuroNCAP deixaram de deixar passar a economia em tecnologias de segurança.

0 comentários: