[update]Kia Concept EV9 apresentado

Depois da algum teasing temos enfim imagens, vídeos e dados sobre o Kia Concept EV9, um SUV de grandes dimensões que anuncia um modelo futuro provavelmente para o mercado norte-americano.
O design exterior pode ser melhor descrito como quadradão com uma grande distancia ao solo, capot basicamente plano e uma frente vertical com o "tiger nose 2.0" de grelha fechada. Já a assinatura luminosa parece um pouco a do o Hyundai Ioniq 5. As portas são de abertura oposta (aka portas suicidas) e sem o pilar B.



O tamanho, que não deve mudar muito para o modelo de série, deve limitar este modelo aos EUA: 4,93 metros de comprimento, 2,05 metros de altura e 1,79 metros de largura. Não é coincidência que será exposto nos EUA.

O tablier é minimalista com 2 andares horizontais, uma manche de avião para volante e um grande ecrã retangular de 27 polegadas para conjunto de instrumentos e sistema multimédia.

Este Concept EV9 tem 3 filas de bancos transformável em várias "modos" - Active (o único em movimento com todos os assentos virados para a frente), Pause (cria um "lounge de 1 classe" transformando os assentos da 2 fila em mesas para criar um salão para os passageiros da primeira e terceira fila) e Enjoy (que abre a mala e vira os bancos para que se possa ver a paisagem).

Mecanicamente é baseado na plataforma e-GMP, a mesma do EV6, que segundo a Kia permite uma autonomia acima dos 480 quilómetros.


update 12-11-2021
O dia chegou e temos os primeiros detalhes do Kia Concept 9. A apresentação oficial será apenas no dia 17 de novembro no salão automovel de Los Angeles.





O perfil cubico recorda o eSoul se bem que a frente é uma evolução da do concept HabaNiro de 2019 com um ar de Hyundai Ioniq 5. No interior o Concept EV9 recebe um volante tipo manche de avião da Tesla mas poderá receber um sistema de direção by wire. Este concept EV9 está "ligado" ao Hyundai Ioniq 7 que curiosamente também estará no mesmo salão de Los Angeles como o Hyundai Seven concept. Atualizarei este post assim que tiver mais dados.



post original 10-11-2021
Depois do crossover EV6 a Kia prepara o alargar da gama 100% elétrica e amanhã 11 de Novembro irá apresentar o Kia Concept EV9 que anuncia um grande SUV elétrico de 7 lugares. A Kia planeia lançar 7 novos modelos elétricos até 2027 - o EV6 foi o primeiro e este concept anuncia o próximo.
A imagem pouco deixa passar excepto o perfil quadradão, geométrico - se bem que não permite ver o perfil traseiro portanto não se pode ter a certeza, mas parece ser algo do tamanho de um Sorento. Curiosamente que a Hyundai também ira apresentar em breve o seu "Concept Seven" para um SUV de 7 lugares...coincidência?

0 comentários: