Nissan apresenta concepts e planos

A Nissan apresentou concepts elétricos e nova estratégia para o futuro próximo que inclui baterias de fase sólida em 2028.
Apesar dos problemas financeiros a Nissan está decidida decidida a avançar - anunciou investimento a 15,6 mil milhões de euros nos próximos 5 anos para lançar 23 automóveis eletrificados (15 deles 100% elétricos) até 2030. A Nissan até 2026 prevê que as suas vendas sejam pelo menos 75% elétricas na Europa, 55% no Japão, 40% na China e 40% nos EUA. Em 2028 devem ter baterias de fase solida prontas (produção Março 2029) que prometem cortar os tempos de recarga e baterias sem cobalto com um custo de produção 65% mais baixo, e atingir a neutralidade de carbono para todo o ciclo dos seus automóveis ate 2050. Mas a Nissan ainda não se decidiu a deixar os motores a combustão - até 2030 50% dos seus veículos vão ser eletrificados, incluindo os 100% elétricos e os híbridos e-Power.
Pelo meio vai haver uma nova plataforma modular especifica para elétricos em que podem ser baseados inúmeros formatos ilustrados pelos 3 primeiros concepts. Todos tem linhas arredondadas, faróis integrados num painel e outros detalhes que poderemos ver no futuro próximo.

O concept Nissan Hang-Out é uma mistura entre SUV e monovolume, um veiculo espaçoso e modulável com um aspeto robusto. Os assentos são rotativos permitindo transformar o interior numa sala de cinema projetado no vidro traseiro numa tela que desce do tejadilho. Pessoalmente recorda-me o Cube e um ótimo rival ao Kia Soul EV.




Se quiser algo mais para os tempos livre este é para sí - o concept Surf-Out é uma pick-up compacta de cabine simples todo terreno capaz de alimentar vários dispositivos. Com o mercado norte-americano das pick-ups compactas a crescer e a grande popularidade das versões maiores "truck" 100% elétricas é uma aposta que faz sentido.




Para outro tipo de animação há o roadster concept Max-Out de construção "ultra-leve" com apenas 2 lugares e o assento de passageiro reclinável. Será que a Nissan planeia roubar clientela ao eterno Mazda MX-5?



Mas há mais um concept a referir - o concept Chill-Out, um SUV-Coupé que poderá ser o próximo Nissan Leaf (esperado para 2025) baseado na plataforma CMF-EV e produzido no Reino Unido. Apresenta alguns dos elementos visuais dos concepts anteriores com um pouco do Ariya com ambiente ligeiro e onde estaria o tablier está um grande ecrã.






0 comentários: