[update]Recordar os pneus iluminados

No outro dia tive bastante feedback de uma foto que publiquei de alguém que pintou as jantes de uma carrinha sem tirar os parafusos da roda. Argumentei que só faltava instalar pneus de faixa branca e isso levou-me a descobrir algo que com a tecnologia moderna podia regressar para dar algum estilo aos vulgos pneus - os pneus iluminados da Goodyear.

No inicio dos anos 60 dois funcionários da Goodyear chamados William Larson e Anthony Finelli estavam a estudar como produzir pneus a partir de uretano. Eram mais fáceis de produzir, não precisavam de ter camara de ar no interior, aderentes e translúcidos. Podiam ser de qualquer cor bastando adicionar o corante certo e se se colocassem lâmpadas no interior podiam ser iluminados!

Para demonstrar estas possibilidades a Goodyear produziu vários exemplares incluindo um conjunto de pneu iluminados por 18 pequenas lâmpadas alimentadas por uma bateria no interior da jante que podiam ser ligadas por um botão no interior do habitáculo.

Infelizmente estes pneus tinham vários problemas: eram uma fonte de distração, a sujidade da estrada rapidamente cobria os pneus reduzindo substancialmente a intensidade da luz e não funcionavam bem a altas velocidades ou em chuva. Ao fim de 10 anos de estudos a Goodyear desistiu e nunca chegaram ao mercado. Sobram algumas fotografias e veículos de demonstração recentemente recuperados.
update 03-08-2022

0 comentários: