[update]Novo Toyota Land Cruiser apresentado

Para celebrar os 70 anos e 13 gerações deste icónico e indestrutível modelo a Toyota apresentou um novo modelo para substituir o atual que já cá anda a 12 anos! Sim, 12 anos no mercado. E apesar de ser um sucesso em África, Médio-Oriente e América não deverá chegar à Europa - se quiser um enorme Toyota terá de ir para o Highlander hibrido.
Exteriormente temos uma enorme grelha à frente capaz de embaraçar a BMW, design retilíneo sem quase qualquer curva e apesar de parecer maior é do mesmo tamanho do modelo que substitui...mesmo assim é são 5 metros de comprimento por 2 metros de largura e de altura de Toyota.




O interior é moderno com um grande ecrã táctil central com o sistema multimédia e alguns dos comandos internos a dominar o igualmente massivo tablier. O grande salto foi ao nível das tecnologias e equipamentos de segurança activa.


Mecanicamente falando é baseado na nova plataforma TNGA GA-F, conseguindo ser 200 quilos mais leve que o modelo que substitui. Debaixo do capot terá 2 motores - um V6 biturbo de 3.5 litros a gasolina a debitar 409 cavalos e 650 Nm de binário e um diesel de 3.3 litros biturbo com 305 cavalos e 700 Nm. O Land Cruiser inclui (além dos normais diferenciais bloqueáveis à frente, central e traseiro) um sistema Multi Terrain capaz de configurar os travões, suspensão e motor para diferentes situações. Se selecionar as baixas poderá definir Auto, Areia, Lama ou Rochas e em Altas poderá selecionar Auto, Terra, Areia, Lama e Neve Profunda. 


Tem também um Crawl Control que assegura que o veiculo acelera gradualmente para a frente e pode bloquear a roda traseira do lado de dentro de uma curva para aqueles ganchos apertados - o condutor só tem que controlar a travagem.
update 06-10-2021

0 comentários: