Dacia Spring EV ou Renault Twingo EV

Quando a Dacia apresentou o novo Dacia Spring elétrico e o apresentou como o elétrico acessível rapidamente pensei "então e o Renault Twingo elétrico que chega no inverno - sendo ambos citadinos não irá o Spring roubar clientes ao Renault Twingo ZE?


Tamanho
Em termos de forma e tamanho o Dacia Spring parece ter a vantagem - é mais comprido em 12 centímetros que o Twingo, mas o Twingo tem uma distancia entre eixos de 2,49 metros mais 7 centímetros que o Spring. O formato mais quadradão do Spring deve dar-lhe mais espaço interior e a mala é também maior: o Dacia Spring consegue 300 litros enquanto o Twingo fica-se pelos 219 litros.


Interior
A qualidade de materiais terá que se esperar para ver mas em termos de originalidade o Twingo consegue ser mais interessante e colorido que o Spring. Há outra questão que me preocupa - o Twingo conseguiu 4 estrelas nos testes do EuroNCAP, e quantas terá o Spring?


Performances
Mecanicamente continuam as curiosidades - o Dacia Spring usa uma bateria de 26,8 kWh que permite 225 quilómetros de autonomia média e 295 quilómetros em cidade, por outro lado o Renault Twingo ficasse por uma bateria mais pequena de apenas 22 kWh e menor autonomia: 180 quilómetros de autonomia média e 250 quilómetros em cidade. Por outro lado o Twingo tem um motor de 82 cavalos e 160 Nm de binário atingindo 135 km\h enquanto o Dacia fica-se pelo 44 cavalos e 125 Nm atingindo apenas 125 km\h. A suspensão mais baixa e colocação do motor e tração atrás do Twingo promete torna-lo no mais divertido a conduzir e mais maneável, mas a suspensão mais elevada do Spring poderá torna-lo na melhor escolha em termos de conforto.


Preço
A grande incógnita é o preço - baseado no Renault City K-ZE já há venda na China o preço do Dacia Spring ainda não foi comunicado. Em França o Renault Twingo ZE já está à venda apartir de 21.350 euros e se a diferença for substancial o Spring com maior autonomia pode efetivamente acabar com o Twingo ZE.

0 comentários: