Porsche Taycan atualizado para 2021

Na Porsche o mantra é evolução constante e pelos vistos isso é verdade seja motores a combustão interna ou eléctricos porque o Taycan foi apresentado em 2019 mas para o outono de 2020 a Porsche já anunciou melhorias - novas cores, mais performance e novas tecnologias.

Externamente a maior novidade são as 7 novas cores exteriores com a minha preferida (apenas pelo nome) a ter que ser o "Frozenberry Metallic" - parece o nome de um smoothie. Também pode ir para um "Coffee beige metallic" se fôr mais o seu gosto. E independentemente da versão terá acesso a um novo "Carbon Sport Design Package" opcional que espalha pequenas aplicações de fibra de carbono um pouco por todo o lado e o difusor traseiro também passa a ser deste material.

Mecanicamente falando graças à optimização da bateria a versão Turbo S acelera um pouco melhor - vai dos 0 aos 200 km em apenas 9,6 segundos, menos 0,2 segundos que antes. Outra novidade, esta para toda a gama mas apenas para carregadores da rede Ionity, não precisa mais de passar o cartão para activar o carregamento o carro e posto de carga comunicam esses dados entre si automaticamente. E a maior novidade de todas talvez, até agora limitada à China a versão 2WD vem para a Europa.

Nas tecnologias a lista de opcionais recebe um display HUD a cores e os sistemas InnoDrive (usando os dados do GPS consegue antecipar curvas configurando o cruise control ativo, suspensão e outros sistemas) e Smartlift (levanta a suspensão automaticamente em 4 centímetros para lidar com lombas de velocidade ou terreno mais difícil) dos 911 992.

O Taycan será capaz de desacelerar automaticamente a velocidade de carga em períodos quando detetar paragens mais longas para baixar a temperatura da bateria e aumentar o tempo de vida. A Porsche diz que o Taycan pode agora ser carregado de um sistema solar caseiro e até usado como supressor de picos para alimentação eléctrica caseira - devem ter ouvido falar daquele grupo terrorista português, a EDP: sempre que algo rebenta neste pais é quase certo que é culpa deles.

Outra novidade são os funções a pedido ou "Functions on Demand" - o Taycan é produzido com todo o hardware necessário mas algumas funções estão desativadas por software e é preciso pagar para as ativar, podendo ser uma modalidade ou um pagamento único: sistemas como o cruise control ativo (que pode ser por assinatura mensal ou pagamento único) ou o Power Steering Plus (pagamento único apenas) por exemplo.

0 comentários: