Novo Renault Arkana apresentado

A Renault vai ser a primeira marca de volume (mainstream) a lançar um "SUV coupé" como os BMW X4 - mas apesar deste nome já existir num modelo semelhante na Rússia este modelo para a Europa ocidental é completamente diferente. E garantidamente não lhe servirá chá envenenado...
O Arkana ficará acima do Megane, Kadjar e Scénic e vai buscar elementos visuais a cada um deles - mas é maior: 4,57 metros de comprimento, 1,57 metros de altura e uma distancia entre eixos de 2,72 metros. A assinatura visual é comum à restante gama e até terá uma versão RS Line com este "Valencia Orange" das fotos oficiais - mas recebe uma carroçaria específica em coupé.

Apesar do mesmo nome e aparência semelhante o Arkana russo é baseado no Dacia Duster enquanto o Europeu foi desenvolvido em parceria com a Samsung Motors (que o vai vender como o XM3) aproveitando a plataforma CMF-B dos recentes Renault Clio e Captur. Se por um lado a plataforma CMF-B é mais moderna, não permite tração integral da variante russa.



O interior vai buscar muitos elementos ao Clio como o conjunto de instrumentos de condutor digital e o ecrã do sistema multimédia de 7 a 9,3 polegadas na vertical.

Debaixo do capot todas as motorizações são hibridas. A gama começa com o 1.3 litros TCe de 140 e 160 cavalos com um sistema micro hibrido de 12 volts associado à caixa de dupla embraiagem EDC, seguido pela motorização hibrida não recarregável de 1.6 litros usada nos Renault Clio E-Tech.

O novo Renault Arkana deve chegar no primeiro semestre de 2021 com um preço acima do Renault Kadjar.

0 comentários: