Recordar os Citroen Gauloises

Ao deambular pela internet encontrei uma imagem de um Citroen 2 cavalos anfíbio e ao seguir o fio à meada encontrei várias referencias aos Citroen personalizados usados numa campanha dos cigarros Gauloises na Alemanha nos anos 80. 
Infelizmente não há muitos dados ou imagens dai que tentei juntar os diversos pedaços de informação que encontrei online e criar uma historia que vale a pena recordar.

Inicio
Em 1981 para marcar o lançamento de um novo cigarro Gauloise na Alemanha um dos fundadores da empresa resolveu pintar o seu Citroen Traction Avant clássico nas cores da Gauloise como forma de publicitar o lançamento.
Tornou-se tão popular que chegou aos ouvidos da Citroen alemão ofereceu 5 Citroen (3 2 cavalos e 2 Dianes carrinha) para serem personalizados na Citroen de Hamburgo para a campanha que iria percorrer 35 cidades alemãs em 1982 e no final sorteados entre os fãs que viessem aos pontos de encontro.



O Gauloises Schwimm-Ente
Segundo o Google "Schwimm-Ente" significa "2 Cavalos (Ente é a alcunha que os alemães davam ao 2 Cavalos) nadador" que até combina com o automóvel - um sucessor ao Amphicar (curiosamente também desenvolvido pelos alemãs) baseado no 2 Cavalos sendo capaz de navegar num rio ou lago.
Recebeu uma carroçaria estanque, flutuadores laterais, bóias de salvamento, luzes de posição, motor fora de borda atrás e todo o que é exigido para um passeio rio acima - este modelo fez 6 quilómetros no Rio Elba a uns estonteantes 10 km\h.
Traduzindo (aproximadamente) o texto: O sensacional veículo anfíbio para lazer e aventura em terra e água. O primeiro pato da Citroen, que foi realmente levado para nadar - pela Gauloises. Porta-bagagens com luzes de posição para equipamento de barco, remo, bandeira, bóia salva-vidas obrigatória. Motor externo de 9hp operável pelo condutor. Flutuador que torna o pato praticamente inafundável



O Gauloises Parck-Ente
Segundo o Google "Parck-Ente" significa "2 cavalos do Parque/estacionamento" - porquê preocupar-se onde pode e não pode estacionar quando leva um parquímetro consigo para todo o lado? Neste caso, tinha um parquímetro em cada lado para ser valido independentemente de que lado da estrada estaciona.
Este "Pato do Parque" recebia uma pintura azul especifica, mala traseira de maior capacidade para compras ou piquenique, os parquímetros reais incorporados nos para-lamas traseiros e slogans pintados na carroçaria dirigidos aos senhores da Policia de trânsito - sejamos sinceros, todos nós temos algo para dizer aos senhores da EMEL...
Traduzindo (aproximadamente) o texto: Pára-choques de luxo em azul escuro elegante Parquímetro original incorporado que torna o estacionamento um prazer Grande compartimento de bagagem - mesmo para grandes compras Slogans alegres para o trabalho de policiais, policiais e transeuntes espantados.



O Gauloises Pullmannente
Segundo o Google "Pullmannente" significa "2 cavalos Pullman", um Citroen 2 Cavalos de luxo - chassis alongado em meio metro, sistema audio Hifi, bar a bordo, assentos específicos, mesa para jogos e fumar.

Traduzindo (aproximadamente) o texto: "Quando Ralph Korpys dirige pelo trânsito, gosta do impacto que o seu veículo de luxo tem na cidade cosmopolita de Berlim. Nos semáforos, ele pacientemente responde a perguntas de outros motoristas pela janela lateral, geralmente referindo-se ao bar de bordo. Que contém apenas sumos de frutas, porque o Sr. Korpy é razoável o suficiente para manter veiculo limpo. Mas todos concordam, com ou sem bar, que o Pullmanente é um veículo verdadeiramente único."



O Gauloises Musik-Ente
Está a ver uma caixa de música com 4 rodas? É o que este Musik-Ente (ou 2 cavalos musical segundo o Google) é: inclui um sistema audio HiFi com colunas internas e externas, e um órgão operado por uma manivela externa.

Traduzindo (aproximadamente) o texto: Sistema audio estéreo moderno de alta velocidade integrado com altifalantes externos e internos. Órgão em relevo nostálgico e decorações ricas accionado por manivela externa.



O Gauloises Kreativ-Ente
O Gauloises Kreativ-Ente (o 2 Cavalos Criativo) é a carrinha para o artista em todos nós - o tem um revestimento próprio que pode pintar e desenhar com giz que pode guardar numa prateleira incorporada e depois limpar com uma esponja e água.

Traduzindo (aproximadamente) o texto: a carrinha que você pode mudar com novas ideias. Toda a carroçaria é revestida como um quadro-negro - para pintura e limpeza sem esforço. Além disso, a carrinha ideal para férias e viagens de fim de semana originais. Caixas com giz criativo. Trabalho e prateleira dobrável. Esponjas naturais para apagar quando novas ideias chegarem.




Mas não acabou por aqui, a primeira campanha teve um sucesso tal que fizeram outra campanha com outros 5 modelos - fica para a segunda parte!


update
Abaixo os links para cada uma das partes:
Recordar os Citroen Gauloises 1 (este post)

0 comentários: