O mundo segundo Treser

Parece o nome de um mau da fita de um filme de acção americano - Walter Treser, mas quanto mais li acerca do senhor Treser mais gostaria de partilhar uma cerveja com ele porque é a versão alemão de John DeLorean. Quem construiu o primeiro Quattro? O primeiro automóvel de motor central do grupo VW? O primeiro descapotável com tração integral? O primeiro Audi "allroad" muito antes dos Allroad? O primeiro chassis space-frame de alumínio muito antes do Audi A8?


Confesso que sempre associei o icónico sistema Quattro com Piech, mas foi este homem Walter Treser que pegou na ideia de Piech e a tornou realidade. Um engenheiro automóvel que desenvolveu inúmeros modelos da Audi e até liderou o programa de ralies da marca alemã por uns tempos mas tal como John DeLorean, ele queria mais.

E tal como DeLorean, em 1981 Walter Treser deixou a Audi para se dedicar a outros projectos e partiu numa viagem de fazer os Audi que os contabilistas não deixavam e colocá-los ombro com ombro com notáveis como a Koenig, RUF, AMG e Alpina. No espírito dos anos 80 criou algumas máquinas muito interessantes mas acima de tudo únicas. Infelizmente, tal como muitos dos tuners da altura o sonho termina no início da década de 90 e acabam esquecidos. Mas o génio de Walter Treser merece ser recordado, com uma boa cerveja alemã na mão - abaixo incluo algumas das criações.


Treser Quattro e Treser Quattro Roadster
Tendo sido responsável pelo seu desenvolvimento era lógico que o Audi Quattro fosse o primeiro alvo da atenção de Treser - este é o Treser Quattro. O motor recebeu um sistema de injeção do Porsche 928 modificado puxando a potência para 250 cavalos, sistema audio hifi, interior de couro, assentos e volantes específicos, jantes TRX, suspensão modificado mais baixa em 20 milímetros com pontos de fixação específicos e muitas outras melhorias que só um engenheiro faria.
Mas não ficou por aí - Treser resolveu ir mais longe e construiu uma versão descapotável do Treser Quattro com o que seria a primeira versão do tejadilho rígido dobrável: o Treser Quattro Roadster.
Definitivamente não tão elegante como o estreado pelo 1º Mercedes SLK mas definitivamente espetacular. Também o primeiro descapotável do mundo com tração integral.


Treser Hunter
Muito muito antes dos Audi Allroad Treser desenvolveu uma versão crossover do Audi 90 seguindo a mesma receita dos modelos atuais - suspensão elevada, alargadores de para-lamas, proteções de carroçaria, grelha especifica, farois fumados e devido à configuração da transmissão a roda traseira era montada atrás como no Golf Cross-Country: este é o Treser Hunter.


A suspensão, travões e cubos das rodas são específicos para permitir as jantes TRX de 415 mm e pneus 280/45 VR, e até extrair mais cavalos do motor.
Segundo Treser o Hunter era capaz de lidar com gradientes de 45º.


Treser Liner
O Audi 100 Type 44 Avant não agradou a todos - a Audi queria fazer uma carrinha mas com medo de ofender os fãs resolveu fazer uma "carrinha-coupe" ao invés de uma carrinha como deve ser.
Treser resolveu colmatar essa falta de praticabilidade e fazer a sua versão carrinha pratica, confortável e capaz de carregar tudo o que fosse preciso criando o Treser Liner.
Partindo de um Audi 100 normal a Treser cortou e alongou o tejadilho para criar esta carrinha. Como todos os produtos da Treser podia ter diferentes níveis de potência debaixo do capot e acabamentos no interior.


Treser Largo
Muito da Audi decidir enfrentar o Mercedes Classe S com o seu V8, Treser resolveu avançar. Pegou no Audi 100 Type 44 e e acrescentou-lhe 32 centímetros entre os eixos para igualar o Classe S W126: este é o Treser Largo.

Além do espaço adicional recebe um kit de carroçaria e jantes especificas, e o nível de potência mas nenhum aumento de potência. Seguindo a dica de Treser a Audi veio mais tarde comercializar uma versão longa do 100 e mais adiante o acima mencionado V8.


Treser T1 e TR1
Apesar das profundas modificações que fazia não deixavam de ser Audis e Walter Treser queria criar algo de raiz, algo 100% seu. Queria um desportivo compacto, leve, aerodinâmico com uma capota rígida totalmente retrátil design atrevido, tecnologia interessante e custos de oficina acessíveis - algo a que chamou "Jugendauto", mais tarde baptizado como o Treser T1 e TR1. Decidiu utilizar componentes Volkswagen em particular o motor de 1,8 litros e 16 válvulas do Golf GTI mas montado transversalmente em posição central - sim, um desportivo acessível de motor em posição central. O eixo dianteiro, direção, aquecimento e transmissão foram também aproveitados do Golf GTI.


A maior novidade foi a decisão de utilizar uma estrutura em alumínio utilizando perfil dobrados - a Treser trabalhou com a Hydro Aluminium para desenvolver algo que hoje em dia é comum: o "Hydro Forming" em que agua era congelada no interior do tubo antes da dobragem para evitar que este não dobrem ou abaúlem durante a dobragem. Basicamente o que veio a ser o chassis em alumínio do Audi A8. O TR1 chegou a ser usado em publicidade da Hydro Aluminium.


Os dois primeiros protótipos, um descapotável vermelho e um coupé em preto foram apresentado no salão automóvel de Frankfurt em 1987 gerando grande interesse no publico e nas grandes marcas como a BMW e Mercedes.
Entre abril e maio de 1988 foram produzidas as primeiras 20 unidades para a "Hydro Aluminum Cup" que arrancou como prova acessória à corrida do DTM no circuito de Avus - um certo Tom Kristensen começou a sua carreira de piloto nesse dia ao volante do Treser T1. 
Mas infelizmente a falta de apoios financeiros não permitiu que este sonho chegasse à estrada - o mundo automóvel perdeu uma máquina de sonho.

0 comentários: