[update]Novo Volkswagen Golf GTI apresentado

Depois de algum teasing a Volkswagen apresentou as 3 novas variantes do novo Golf 8 que iriam estar no salão de Genebra: GTI, GTD e GTE. Mas para manter a coisa simples vamos rever cada uma separadamente - começando pelo GTI.
Não pode haver Golf sem GTI e a oitava geração já tem o seu GTI, apenas com 5 portas (a versão 3 portas do Golf acompanhou a Sportsvan no grande além automobilístico), preenchendo aquele espaço entre os desportivos mais acessíveis (tipo Focus ST ou Hyundai i30 N) e os mais premium (como o primo Audi S3 ou Mercedes-AMG A 35).
O visual continua sóbrio mas com elementos "ei olhem para mim" suficientes para sobressair do resto da gama: jantes de 18 polegadas que deixam ver os pistões de travagem em vermelho, escape e para-choques dianteiro específico - este ultimo definitivamente o elemento mais chamativo. Bastante alargado com grelha em favos de mel, recebe um spoiler e difusor traseiro, jantes de 17 polegadas e barra luminosa LED dianteira e projetores inspirados nos do Clio RS. Estes dois últimos elementos são opcionais, bem como jantes de 18 e 19 polegadas para quem quiser algo mais.
No interior temos aplicações em vermelho um pouco por todo o lado, incluindo na iluminação, e assentos tipo bucket com apoios incorporados forrados no famoso tecido tartan nos assentos. E como os restantes Golf quase nem um botão físico à vista sendo substituídos por superfícies tacteis.
Se quiser pode adicionar o tablier digital Innovision que inclui um painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas que encaixa muito bem com o ecrã de 10 polegadas do sistema multimédia.


Debaixo do capot está o mesmo 4 cilindros turbo de 2.0 litros a debitar 245 cavalos e 370 Nm de binário acoplado a uma caixa manual de 6 velocidades ou automática DSG de 7 velocidades, os mesmos números que o anterior Golf 7 GTI Performance. Mais adiante deverá sem duvida chegar uma versão mais potente para substituir o anterior GTI TCR, mas provavelmente sem essa designação porque a Volkswagen anunciou recentemente que não participara no campeonato TCR.
A suspensão (McPherson à frente, multi-link atrás) pode receber amortecedores ativos DCC via o Vehicle Dynamics Manager que controla e coordena o movimento dos amortecedores e do diferencial electrónico de série para melhor comportamento e performance. o condutor poderá seleccionar a configuração via 4 modos de condução: Confort, Eco, Sport e Individual. Recebe ainda vários sistemas de ajuda à condução, particularmente o Travel Assist capaz condução semi-autónoma em auto-estrada.
update

Post original de 24-02-2020
Esperado no salão de Genebra a Volkswagen publicou uma primeira imagem/teaser do novo Volkswagen Golf GTI, oitava geração deste icónico nome. Muito semelhante à recentemente publicada para o novo Golf GTD - que também estará em Genebra.

Dá para notar a grelha mais baixa em favo de mel, luzes diurnas hexagonais e o que parece uma barra iluminada à frente...o que é novidade porque afinal a moda atual parece ser instalar estas barras atrás. Infelizmente não há quaisquer dados técnicos mas podemos contar com mais uma iteração do 4 cilindros turbo de 2 litros.

0 comentários: