Nissan Ariya apresentado - concept

Os ultimos concepts da Nissan têm tido denominações muito ficção cientifica (IMX, IMK, IMQ) mas este ultimo recebe um nome e aspecto quase de série para um SUV eléctrico - este é o Nissan Ariya.
Sei que a beleza dependo do observador mas este Ariya é uma bela peça de design: próximo, em dimensões exteriores, do X-Trail trás um design mais angular com faróis LED em boomerang, grelha fechada que parece um escudo medieval à frente, atrás temos uma faixa luminosa com as rodas de grande diâmetro empurradas para os cantos com as cavas das rodas como que cortadas com uma espada de samurai - é o primeiro modelo a aplicar a nova linguagem de design da Nissan chamado "Timeless Japanese Futurism" e tirando a ausência das pegas das portas, espelhos retrovisores e rodas de fantasia parece pronto para a grande produção. Segundo a Nissan até o nome Ariya deverá ser aplicado no modelo final.


Algo a fazer rapidamente porque a Nissan pode atualmente ter o eléctrico mais vendido (Leaf) e o SUV a motor de combustão mais vendido (Qashqai) mas se o Volkswagen ID.3 já chegou para roubar o lugar ao Leaf em breve vamos ter o SUV ID Crozz e o misterioso Ford "e-Mustang" SUV.

No tablier temos 2 ecrãs lado-a-lado sem a habitual cobertura. A nível de tecnologias tem um sistemas de atualizações via internet, acesso mãos-livres que adapta o carro a cada condutor e terá o sistema de condução autónoma ProPilot 2.0 capaz de ultrapassagem, mudança de faixa de rodagem e saída de auto-estradas autónoma.


Sobre a mecânica a Nissan pouco ou nada diz - apenas que é uma nova plataforma 100% eléctrica (não é a do Leaf) e que tem 2 motores eléctricos (logo tração integral) com a possibilidade de ter apenas um em versão de acesso e bateria suficiente para uma autonomia de 450 km (mas capacidades/autonomias menores são possíveis). Relativamente a esta nova plataforma modular eléctrica ela irá servir de base a outros novos modelos da Nissan, Renault e Mitsubishi.

0 comentários: