[update]Volkswagen ID.3 apresentado

Uma das grandes estreias do salão de Frankfurt deste ano foi sem dúvida a versão de série do novo Volkswagen ID.3 - o Golf 8 terá que esperar um pouco mais pelo seu momento na ribalta. Depois do sucesso das siglas GTI e TDI, a Volkswagen espera repetir sucesso com a sigla ID. E o primeiro modelo desta família 100% eléctrica é o compacto ID.3

O resumo do COO da VW Ralf Brandstatter promete muito - segundo este o ID.3 é tão compacto como o Golf, tem o espaço interior do Passat, os arranques do Golf GTI e poderá ter um autonomia de 550 quilómetros! Promete...mas será capaz de cumprir?

A versão final mantém as linhas de monovolume que já conhecíamos dos concepts mas a versão final é mais comprida - 4,26 metros de comprimento, alinhando com o Golf. Mas ao contrario do Golf as rodas estão empurradas para os cantos libertando mais espaço para os passageiros. A frente e faróis LED estão em linha com o concept e poderá receber jantes de 18 a 20 polegadas.

No interior temos um ambiente simples, limpo e muito bem organizado com um conjunto de instrumentos digital muito interessante. O tablier é também simples e organizado, a consola central entre bancos a receberem vários espaços de arrumação. 


Os únicos botões mecânicos parecem ser o dos 4 piscas e os botões das janelas, o resto são superfícies tacteis incluindo as do volante e do ecrã de 10 polegadas do sistema multimédia.



Outro detalhe que sobreviveu dos concepts foram os pedais de acelerador e travão...
Mas a grande novidade é plataforma que serve de base a este ID.3: chega enfim à produção em série a plataforma modular MEB especifica para os eléctricos, se virmos o sucesso que a plataforma MQB fez para os compactos a concorrência que se prepare, que a Volkswagen diz ser capaz de ser usada para quase toda a sua gama no futuro do Polo ao Passat - uma gama inteira numa única plataforma será uma primeira e uma enorme vantagem industrial. Até 2025 o grupo Volkswagen quer colocar 50 automóveis eléctricos no mercado baseados nesta plataforma.

Esta plataforma também trás alguma diversidade de escolha a um mercado que oferecia pouca - o ID.3 estará disponível com 3 tamanhos de baterias (45, 58 e 77kWh) e 2 motores eléctricos (110kW e 150kW, ambos com 310 Nm de binário de binário) a debitar a potência no eixo traseiro. A série de lançamento ID.3 1st recebe a bateria de 58 kWh e a bateria maior estará disponível apenas com o motor de 150kW. Mais adiante devem chegar versões 4WD.

Em termos de autonomia WLTP a Volkswagen anuncia 330 quilómetros para a bateria de 45 kWh, 420 quilómetros para a bateria de 58 kWh e 550 quilómetros para a bateria de 77 kWh. Todas as baterias recebem uma garantia de 8 anos ou 160.000 quilómetros.
update 21-10-2020

0 comentários: