[update]Novo Morgan Plus Six apresentado

A Morgan trouxe 2 novidades ao Salão de Genebra - uma novidade é o novo Morgan Plus Six com um 6 cilindros em linha debaixo do capot, a outra novidade é que foram comprados por uma empresa italiana.
A Morgan utilizava até 2018 um motor V8 atmosférico fornecido pela BMW mas com o apertar das emissões a marca inglesa não teve escolha se não adaptar-se utilizando agora o 6 cilindros em linha de 3 litros turbo B58 de 340 cavalos e 500 Nm da BMW - sim, o mesmo usado nos M340i, Z4 M40i e Toyota Supra e sim também com a caixa automática de 8 velocidades. Será que os puristas da Morgan vão embirrar e queixarem-se que o novo Plus Six é um Toyota?!


Estava a brincar obviamente - o novo Morgan Plus Six não usa a plataforma BMW/Toyota mas sim uma plataforma especifica em alumínio desenvolvida internamente (que com apenas 3,89 metros de comprimento consegue ser mais curto que um Mazda MX-5) designada CX-Generation e como sempre cada carro é montado à mão.


O chassis em si pesa apenas 98 quilogramas e permite mais espaço interior para passageiros e bagagem. Segundo a Morgan, este novo Plus Six partilha menos de 1% de componentes com a restante gama.

Este Plus Six vem substituir o anterior Plus 8 - perde 27 cavalos mas ganha 10 Nm de binário, e como é mais leve (apenas 1.075 kg à seco) é capaz de ir dos 0 aos 100km\h em 4.2 segundos e atingir 267 km\h. O que é claramente excessivo porque estragaria o penteado da madame...

É um marco para a Morgan - além da nova plataforma é o seu primeiro modelo com turbo e o mais amigo do ambiente, em termos de emissões.


update 23-07-2019

0 comentários: