Eléctricos Hyundai e Kia reduzem autonomia

A Hyundai e Kia já completaram a sua gama de eléctricos e confesso-me impressionado quer pelo design (adoro o Niro) quer pelas autonomias anunciadas inicialmente - que infelizmente segunda a Autocar britânica foram revistas em ligeira baixa porque detectaram um erro no processo de teste independente.
Estes novos modelos foram já testados pelo novo protocolo WLTP (Worldwide Harmonised Light Vehicle Test Procedure) que dita a verdade caiu um pouco do céu aos trambolhões por causa do Dieselgate e houveram bastantes dificuldades em testar todos os automóveis e houveram marcas a ter que suspender e mesmo acabar com a venda de certos modelos (incluindo vários híbridos plug-in) . No caso da Hyundai e Kia foi detetado que durante o teste (feito por uma entidade independente e não o construtor) do WLTP destes modelos o circuito urbano (mais favorável aos eléctricos) foi mais longo que o definido e isso deu uma maior autonomia. Depois de acertadas as contas eis como ficam as autonomias dos eléctricos da Kia e Hyundai:
- Kauai Electric 64 kWh: de 469,92 para 449 quilómetros;
- Kauai Electric 39,2 kWh: de 300 para 289 quilómetros;

- Kia e-Niro 64 kWh: de 484  para 453 quilómetros;
- Kia e-Niro 39,2 kWh: de 310 para 288 quilómetros;

As diferenças não são muitas, mas no caso das versões com a bateria mais pequena atravessa a barreira psicológica dos 300 quilómetros de autonomia. Para os mais reticentes podem sempre ir para o Niro PHEV plug-in...

0 comentários: