[update video]Audi Q8 apresentado

Até há pouco tempo o BMW X6 tinha o "SUV-coupé" ou "Coupé-SUV" todo para si, mas depois veio o Mercedes GLE Coupé e agora chega o Audi Q8 (muito próximo aos concepts homónimos) para estragar a festa à BMW. Mais um SUV premium do grupo VW como Porsche Cayenne, Bentley Bentayga e Lamborghini Urus.

O mais importante é que esta é a nova face da família de SUVs Q da Audi, especialmente aquela enorme grelha octagonal "Singleframe" - fiquem de olho no Q3 que deve ser o próximo a ser atualizado.

Atrás temos uma silhueta tipo coupe que dá-lhe um perfil muito semelhante ao primo Urus, o painel traseiro é semelhante aos A8, A7 e A6.

Apenas ligeiramente mais curto que o Q7 em que se baseia (4,99 metros contra 5,05 m), o Q8 mantém os 3 metros de distancia entre eixos do Q7 mas é mais baixo em 66 milímetros e 27 milímetros mais largo - apesar disso, como tem apenas 5 lugares o espaço para os passageiros traseiros não falta.


No interior temos basicamente o mesmo arranjo já conhecido dos novos A8, A7 e A6 - Virtual Cockpit, sistema de multimédia de 2 ecrãs, o volante é o do Q7 e tirando os ventiladores são específicos.


Recebe de série tração integral e suspensão pilotada, mas dependendo do tamanho da sua carteira a lista de opcionais promete ser longa - incluindo a possibilidade de um diferencial traseiro Quattro Sport com torque vectoring ou 4 rodas direccionais.

Debaixo do capot temos as mesmas mecânicas do Q7 com o sistema micro-híbrido de 48 volts para uma ajudinha. No lançamento terá (a diesel) a escolha do V6 de 3.0 litros 50 TDI com 286 cavalos e 600 Nm seguido mais adiante em 2019 da versão 45 TDI de 231 cavalos, já a gasolina a oferta começa com o V6 de 3 litros 55 TFSI de 340 cavalos. Mais adiante teremos o SQ8 com o já conhecido V8 TDI de 435 cavalos e 900 Nm de binário, e a de certeza uma versão híbrida plug-in - afinal já temos o Q7 e-tron, Cayenne e-Hybrid e Bentayga Hybrid. Todos os Q8 recebem tração integral e caixa automática ZF de 8 velocidades.

update 10-07-2018

0 comentários: