Trivialidades de 4 rodas


Edição "Combustível"

A historia do automóvel pode ser contada de muitos pontos de vista, um deles é o do combustível usado.

Era do músculo
No início (estamos a falar idade da pedra) os nossos músculos eram a única forma de transporte ou de transportar algo. Inicialmente com a ajuda de rolos de madeira para facilitar o arrastar de materiais até que apartir de 4.000 BC surgiu a roda e os eixos que permitiram os primeiros veículos. 

Ainda movidos a músculo, a principal forma de viajar ainda era pelos rios.


Era do cavalo
Cerca do ano 4000 AC os Mongóis já tinham domado cavalos selvagens e os seus exércitos faziam ataques frequentes aos seus vizinhos. O cavalo rapidamente tornou-se popular e não demorou muito até alguém lhe ter atrelado uma carroça ou carruagem. 
Durante os 5 a 6.000 anos seguintes a força de animais foi a forma de transporte mais popular.


Era do vapor
A era industrial trouxe a máquina de vapor - alimentada a carvão transformava água em vapor de água que movimentava pistões que accionavam as rodas.
Apesar de algumas experiências com automóveis estes motores a vapor eram muito grandes e muito pesados - surgiram os comboios.


Era da bateria
No final do século 19 decorria a corrida para inventar a carruagem sem cavalos que não precisa-se de carris. Tentou-se o vapor, gás e até pólvora mas acabaram por ficar pelas baterias. A cidade de Nova York tinha uma frota de táxis eléctricos em 1897 e em 1899 o recorde de velocidade em terra pertencei a um automóvel eléctrico com a marca de 109 km\h.


Era do combustível líquido
O grande salto em frente veio do inventor alemão Nikolaus Otto que melhorou a invenção do francês Joseph Lenoir - o motor a combustão interna. O motor de Lenoir usava gás, mas em 1876 Otto apresentou a sua versão que usava gasolina.
E o resto, como se diz, é história.


O futuro?
Os combustíveis fosseis não vão durar para sempre e o eléctrico é o futuro. Há uma corrida para o desenvolvimento de novas baterias mais eficientes mas a grande aposta vai para o hidrogénio e as células de combustível - um automóvel eléctrico que pode ser abastecido tão depressa e facilmente como um automóvel de combustíveis líquidos. 


alguns problemas ainda por resolver até esta tecnologia chegar a todos.

0 comentários: