Trivialidades de 4 rodas - neste dia

Alguém uma disse "nunca viveste este dia e nunca mais o viverás" - aproveitemos para recordar alguns momentos automóveis que decorreram neste dia. Quem sabe o inspira.

13 de Março
1969 - 48 anos e 1 dia atrás
Sim, está atrasado 1 dia mas vale a pena - nesta data a Disney apresentou ao publico o filme "The Love Bug" ou "Herbie" como o conhecemos por cá. 
Foi o filme mais lucrativo de 1969 e teve várias sequelas ("Herbie Rides Again", "Herbie Goes To Monte Carlo", "Herbie Goes Bananas" e "Herbie: Fully Loaded"). Não só ajudou a tornar o Carocha num icone, como trouxe confiança à Disney que tinha recentemente perdido o seu criados Walt Disney.

1980 - 37 anos e 1 dia atrás
Um júri em Winamac no estado do Indiana iliba a Ford de homicídio por negligencia quando 3 jovens morreram queimadas vivas no interior de um Ford Pinto. Em 1977 foi provado que devido ao design estrutural e péssima colocação do tanque de combustível era possível que num impacto de trás o tubo de abastecimento de combustível e o próprio tanque podia partir-se e incendiar-se - foram atribuídas 27 mortes por incêndio ao Pinto. 
Quando comentou este assunto o CEO da altura Lee Iacocca disse "Safety doesn't sell" (Segurança não vende). Para ajudar a ilustrar ainda mais o "lado económico da vida humana" segunda a Ford do senhor Iacocca, na altura do julgamento uma revista publicou um memorando interno (que veio a ser chamado de "Ford Pinto Memo") - em que a Ford fez uma análise de custo-benefício entre reparar os Ford Pinto e pagar processos em tribunal dos acidentes. Pelos vistos na altura arranjar os carros custava 137 milhões e enquanto que pagar indemnizações de mortes, estropiados e queimados era de 49,5 milhões.

2008 - 9 anos e 1 dia atrás
Torna-se publico que a Porsche (na altura ainda independente) tinha intenções de tomar a Volkswagen de assalto. E sabemos como isso acabou - ainda hoje decorrem investigações e processos em tribunal. Cliquem na tag PorscheDáTiroNoPé para mais detalhes


Vamos lá então ao dia 14 de Março
1954 - 63 anos atrás
Estando em desenvolvimento desde 1948 o Fiat Turbina, um veiculo movido a uma turbina da gás, teve o seu primeiro teste de estrada na famosa fabrica de Lingotto. A Fiat disse que debitava 300 cavalos e seria capaz de atingir 250 km/h de velocidade máxima. 
Hoje em dia pode ser visto no museu automóvel de Turim.

1963 - 54 anos atrás
O Porsche 911 foi apresentado sob a forma de prototipo no salão de Genebra como o 901 anunciando o sucessor do 356. Construído com base na mesma estrutura do 356 recebeu nova suspensão dianteira, travões, motor de 6 cilindros e icónico design de Ferri Porsche. 
O nome 901 não foi para diante porque a Peugeot detia os direitos de denominações automóveis com um zero no centro e um ano mais tarde recebeu a designação 911.

1963 - 54 anos atrás
A Mercedes rouba corações no salão de Genebra com o seu 230S e 230SL, o Pagoda SL.

1990 - 27 anos atrás
Arrancam as vendas do Mazda MX-5 na Europa depois da apresentação no salão de Chicago em 1989. O automóvel que recuperou o roadster acessível capaz de colocar um sorriso na cara de todos. Continua a ser o descapotável de 2 lugares mais vendido no mundo e mais de 1 milhão já foram vendidos.

0 comentários: