[update]Novo Ford Focus RS apresentado

A Ford enfim apresentou as especificações finais para o novo Focus RS antes da estreia no Goodwood Festival of Speed.




E então, o 4 cilindros turbo de 2.3 litros EcoBoost debita 345 cavalos às 6.800 rpm e 440Nm de binário entre as 2.000 e 4.500 rpm. O overboost permite 470Nm de binário durante 15 segundos. Quer um? Vendas arrancam 2016.


Post de 14-04-2015
Eis o novo Ford Focus RS, 3º do nome e enfim com tracção integral - optimo porque o 4 cilindros Ecoboost de 2.3 litros debita mais de 315 cavalos. Sim, a Ford ainda não anunciou o número final, apenas que "está a apontar para 315" - como se costuma dizer "quantos mais melhor".

Para terem uma ideia o 1º Focus RS tinha 212 cavalos, o 2º tinha 301 cavalos mas já o ultra-raro Focus RS500 tinha 345 cavalos. E se o motor soa familiar tem razão - é o mesmo motor do Mustang Ecoboost mas ligeiramente reforçado e com um turbo maior. Está acoplado a caixa manual de 6 velocidades do Mustang mas adaptada para lidar com o binario acrescido. 

Claro que a grande novidade é a transmissão integral - esta gere não só a potência entre o eixo dianteiro e traseiro, mas no eixo traseiro é capaz de variar entre a roda esquerda e direita permitindo melhor distribuir a potencia e pertimitir um optimo equilibrio em curva - isto é algo que mais ninguem oferece neste segmento!
As suspensões são as mesmas do Focus ST, mas retrabalhadas para mais firmes e os amortecedores têm 2 regulações, uma delas para uso em pista. Calça pneus Michelin específicos em jantes de 19 polegadas.

Relativamente ao estilo, sim estou a falar disso no fim quando devia ser no ínicio, continuara a ser um 5 portas mas a Ford deixou os seus designers de redea solta e o resultado é fenomenal. 

Mais dados só na apresentação ao público em Genebra - um dado interessante será o preço: com este nivel de potência e tração integral está a apontar aos Audi RS3 e Mercedes Classe A 45 AMG, se for "bastante" é capaz de chatear os alemães? 

Mas as novidades não se ficam por aqui: segundo a Ford o novo sistema de tracção integral deste novo Focus RS irá estar noutros modelos da marca - se todos serão desportivos é outra questão. Além disso a Ford, segundo o vice-presidente de desenvolvimento de produtos, os futuros Ford RS vão continuar a estar disponiveis com caixa manual - americanos tremem em horror! Para já o mundo dos entusiastas para estes automoveis está completamente para o lado das manuais e a Ford segue os consumidores

Visto no Autocar e Evo

Update 09-03-2015


Update 13-03-2015


Update 31-03-2015


Update 14-04-2015

4 comentários:

  • Anónimo says:
    4 de fevereiro de 2015 às 21:12

    Pois é, falta só a carroçaria de 3 portas.

  • H. Costa says:
    4 de fevereiro de 2015 às 21:54

    Para ser honesto, acho que alguns americanos gostam das caixas manuais. Ou os seus carros, como o fantástico novo Corvette ZO6, já teriam abandonado a manete há muito tempo, haha.

    Em relação ao Focus RS, vê-se que a Ford esteve atenta aos movimentos dos rivais. A mudança para um sistema 4WD, o novo motor Ecoboost e o design alterado mostram que a marca quer que o Focus seja um bom carro, em qualquer lado. Soa bem, é agressivo, e com as cinco portas também consegue ser prático. Pergunto-me como é que esta receita vai competir com os alemães...

  • Turbo-lento says:
    5 de fevereiro de 2015 às 11:16

    Os entusiastas da condução todos eles gostam de caixas de velocidades manuais independentemente do pais de origem, mas a verdade é que nos EUA é considerado uma medida de anti-roubo eficaz comprar um automovel com caixa manual...

    Será interessante ver sem duvida se consegue intrometer-se entre os grandes - só falta uma coisa para garatir isso: uma plaquinha a dizer "Cosworth" ;)

  • H. Costa says:
    5 de fevereiro de 2015 às 16:08

    É interessante a sua menção do nome "Cosworth", também me interessa pensar no que seria este carro com os chamados pózinhos vindos dessa lendária companhia. Não me importava nada, se me permite dizê-lo... :)