Audi Prologue apresentado

Eis enfim o novo concept da Audi, o Prologue que anuncia o designe dos próximos modelos de topo da marca (daí o nome Prologo) mas muitos arriscam que possa também anunciar um novo modelo de topo. Em principio muitos destes detalhes devem chegar ao próximo A8 previsto para 2016, e tal como o A5 está para o A4 e o A7 está para o A6, faz lógica que haja um A9 para tentar chatear o Mercedes S coupé.



Em termos de designe a Audi estagnou sendo as vezes difícil de distinguir entre os vários modelos - ainda no outro dia noticiei o restyle do Audi A1 e como as cores das fotos eram semelhantes acabei por pôr as fotos do restyle do Q3: aí entra o novo chefe de designe Marc Lichte, e este é o seu primeiro trabalho.

 É evolução acima de revolução - superfícies limpas e simples, capot trabalhado, faróis cortados, grelha mais larga, mais baixo, vias alargadas, faróis Matrix Laser...

 Atrás temos um pouco do Citroen C6 não?

 Não tem as normais pegas para abrir as portas, toca-se no fundo dos espelhos retrovisores. O controlador MMI foi substituído por vários ecrãs um pouco por todo o lado com um novo tipo de display táctil que usa diodos orgânicos OLED que podem ter formas curvas.

Debaixo do capot temos um V8 4 litros TFSI bi-turbo a gasolina com 605 cavalos e 750 Nm de binário, a alimentar as 4 rodas via uma caixa de velocidades TipTronic de 8 velocidades. A Audi anuncia 0 aos 100km\h em 3,7 segundos, mesmo pesando quase 2 toneladas.

Este concept usa um sistema eléctrica, que deve chegar à série em breve, de 48 volts ao contrario dos normais 12 volts. Este sistema é capaz de recuperar até 12 kW de potência durante desaceleração - segundo a Audi é capaz de médias de 8,6 l/100km. Para manter essas 2 toneladas em movimento além da tracção integral também tem direcção nas 4 rodas todas com suspensão pneumática adaptativa à frente e atrás, e discos de travagem em carbono de 20 polegadas.

2 comentários:

  • Anónimo says:
    21 de novembro de 2014 às 00:00

    não é feio,... nada disso!, acho que a Audi tem um Design à prova de bala... mas é cinzentão

    ONDE ESTÁ A EMOÇÃO?


  • Turbo-lento says:
    24 de novembro de 2014 às 15:55

    Raros são os designs que duram o teste do tempo e este novo "futuro" da Audi parece proximo demais do actual para que os clientes notem a diferença entre um automovel novo e um restyling/actualização.
    Tendo em conta que a Jaguar esta a aproximar-se e a MErcedes deu um grande salto na gama que esta a estrear agora não sei se a Audi arrisca ser conservadora demais.