Comunicação entre automoveis a caminho

O U.S. DoT (U.S. Transportation Department) anunciou que esta a trabalhar com os legisladores para iniciar trabalhos para tornar comunicação entre veículos obrigatória em breve - segundo o principal responsável do DoT, este tipo de sistema (associado a sistemas de travagem autónoma) podia evitar entre 70 a 80% dos acidentes rodoviários nos Estados Unidos.
 
Não há uma data anunciada mas espera-se que até 2027 70% dos automóveis "falem uns com os outros".
 
Se esta a pensar naqueles rádios CB ou algo parecido esqueça - estes sistemas V2V utilizariam uma frequência rádio especifica criando uma espécie de rede sem fios de baixo alcance entre veículos partilhando a sua localização, direcção e velocidade. Se um condutor não travar para evitar uma colisão o automóvel primeiro soa um aviso e/ou acciona os travões para evitar o acidente. Este sistema seria também capaz de aceitar sinais enviados por smartphones ou outros dispositivos que possam ser transportados por peões, ciclistas e automóveis não equipados com esta tecnologia.
 
Não será algo que ira surgir no mercado no futuro próximo - ainda há muito para fazer até se tornar realidade: é necessário criar um padrão comum a todos os fabricantes, depois há questões de segurança, privacidade e legais para resolver. A mim, pessoalmente, assusta-me mais a questão que temos uma tecnologia capaz de imobilizar sem razão qualquer um automóvel que circule na auto-estrada à nossa frente e cause um acidente. "Quanto mais se complica a tubagem, mais fácil é de tapar o ralo" .
 
Mas sejamos sinceros, a verdade é que a nível de resistência dos automóveis, airbags e sistemas de segurança chegou-se (ou estamos a chegar) ao limite do que a tecnologia permite - há que dar o primeiro passo para a próxima tecnologia, evitar os acidentes antes que eles aconteçam tirando o elemento humano da equação.

0 comentários: