[update EuroNCAP]Novo Nissan X-Trail apresentado em Frankfurt

O Nissan X-Trail sempre teve uma carreira um pouco discreta entre nós, mas nesta nova geração a Nissan aposta em mudança fazendo um "dois em um" - substituir o anterior X-Trail e o Qashqai+2 por um só modelo.

 
Ao contrário do Qashqai que domina o segmento desde o dia que foi apresentado, o X-Trail não - dai que a Nissan deu-lhe linhas mais curvas, abandonando o design de todo-terreno quadradão por um inspirado no concept Hi-Cross.
 
A ideia é fazer o mesmo que o Qashqai fez no segmento C mas no segmento D acima, ou seja, o X-Trail vai atrás dos Ford Mondeo e S-Max, Renault Laguna, Opel Insignia, Peugeot 508 e outros. O interior também é semelhante ao do Hi-Cross, excepto que apesar de ser mais atraente do que o do actual X-Trail "parece um pouco sem sal" não?


 
A tração integral passa a ser opcional (a Nissan diz que com a tração integral instalada as capacidades todo-terreno da nova e antiga geração são iguais) e passa a ter 7 lugares de série apesar de ter o mesmo tamanho da geração anterior. Recebe uma porta da mala electrica com controlo remoto, o fundo da mala sai para fora para facilitar carga e descarga da mala,sistema multimédia com acesso à internet e camara panoramica de ajuda ao estacionamento. Um fator interessante: as portas traseiras abrem a 80º para facilitar o acesso atrás aos passageiros - um problema que tenho encontrado em todos os SUV's recentes que conduzi.
 
Mecanicamente não se sabe muito - utiliza a plataforma modular da Renault-Nissan CMF(Common Module Family), vai receber um sistema de suspensão activa Active Ride Control que analisa as condições da estrada mas nada do que se passa debaixo do capot. Segundo os rumores deverá perder o motor 2 litros por troca do novo 1.6 dCi biturbo que foi apresentado no X-Space/Initiale Paris e podera ter uma nova caixa CVT. Com a caixa automatica recebe o Active Engine Brake que aumenta automaticamente o travão do motor quando o condutor aperta o travão, ou seja, é necessario menos esforço para travar. Há ainda o Active Trace Control que controla uma série de elementos e trava rodas individuais para manter o equilibrio do X-Trail. Tal como os Land-Rover também recebe Hill-descent e hill-start.
 
Este X-Trail é um modelo mundial já que nos EUA vai ser comercializado como o Rogue e noutros 100 mercados por esse mundo fora. Vendas na Europa devem arrancar em Janeiro de 2014.




Novos videos 08/11/2013






Videos EuroNCAP 08/10/2014

0 comentários: