Honeywell não compreende confusão em volta do R1234yf

A Honeywell International Inc não aceita as preocupações de segurança da Daimler Mercedes relativamente ao fluido de ar condicionado R1234yf afirmando que os testes da Mercedes eram (segundo a Honeywell) estáticos e não representam um acidente real". Segundo a Honeywell, não existe um risco significativo, nem alternativas amigas do ambiente e economicamente viáveis. Uma solução possível seria alterar o sistema de A\C para que na eventualidade de um acidente o fluido pudesse ser ejectado rapidamente do sistema eliminando as preocupações da Daimler - curioso que de certa forma este senhor Tim Vink da Honeywell esta a admitir as afirmações da Mercedes...admitindo que os sistemas A\C devem ser modificados).

E fica mais uma curiosidade que explica um pouco esta implicação da Mercedes com o R1234yf - ao rever o site da SAE dei com este post em que se debate vários pontos do R1234yf vs R134a (incluindo um ponto interessante sobre falsificação) mas o interessante é que decorre um grande debate sobre a patente do R1234yf. É que a Honeywell esta em risco de perder essa patente (o que seria mau porque assim todos podiam produzi-lo) porque ao ser uma evolução do anterior não é (segundo a lei) patenteavel. E curiosamente vejam quem está na lista dos que lutam pela não-patente do R1234yf (copy-paste da página da SAE):
"Objections to the patent, which was granted in 2009, had been filed by seven companies—Arkema, Daikin Industries, Asahi Glass Co., Daimler AG, BMW AG, Mexichem, and Solvay Fluor, plus ACEA, the pan-European auto manufacturers association, and Michael Wallinger, a patent attorney."

Yup, a Mercedes!

0 comentários: