Car-pooling profissional na Indonésia

Encontrei este artigo no The World sobre os "Penduras profissionais" em Jacarta (Indonésia) que ajudam os condutores a chegarem ao seu destino.Carpool profissional...
 
A cidade de Jakarta conta com mais de 20 milhões de automóveis, mas não tem a estrutura viária para lidar com todo este transito. Dai que para reduzir os engarrafamentos zonas que designam de “Three in One”, zonas apenas acessíveis a automóveis com pelo menos 3 passageiros.
 
Medida que teve um efeito secundário interessante: criou uma industria de penduras, pessoal que se coloca nos passeios juntos aos acessos das zonas limitadas (sinalizados por terem o indicador na posição horizontal se pendura singular ou indicador com dedo do meio se uma dupla) e que por algum dinheiro aceitam sentarem-se no carro para que os condutores possam aceder as zonas limitadas.
 
Num pais em que a maioria das pessoas vivem com menos de 1 dólar por dia, estes penduras podem ganhar 7,50 dólares apenas por um passeio e fazerem d conta que são familiar ou colaborador do condutor. Claro que não é assim tão fácil - antes de mais é ilegal e a policia esta de olho (se bem que com uns trocos ao policia ele deixa passar) e depois há a concorrência: as mães com um filho contam como 2 passageiros e ocupam menos espaço e é preciso vestir-se bem porque os condutores não abrem a porta do automovel a qualquer um.

0 comentários: