Carpool para o inferno

Ainda dói como fosse ontem, mas recentemente tive o dia mais aborrecido da minha vida - como é que sabemos que estamos a ter tal dia? Simples, quando corremos todos os canais do alinhamento da TV Cabo e conseguimos chegar ao canal da assembleia da Republica, o ArTV sem encontrar algo de interessante!

Teria de bom gosto dado um tiro no pé para acabar com o aborrecimento, mas notei o enorme reboliço que decorria no parlamento. E curiosamente noto que todos os grupos parlamentares estavam revoltadissimos...com este anuncio de televisão.

Aparentemente estavam todos chateados porque....sinceramente, já não me lembro porque é que este anuncio tanto chateava os nossos políticos! Mas se chateia políticos, é porque não não afecta em nada nós, o"povo". Mas eles estão chateados com o anuncio errado, deviam era chatear-se com este.

Não exactamente este, mas a primeira versão que usava expressões como "masoquistas do volante" - isto vindo dos SÁDICOS da Galp. O meu grande amigo Nelson perguntava-me porque é que a Galp patrocina uma medida que reduziria os seus lucros - a Galp faz isso porque sabe que o Carpooling simplesmente não funcionará!

Pelo que percebi o car pooling, ou car sharing, não podia deixar de ser uma invenção americana, pais onde há cidades em que as auto-estradas têm faixas dedicadas para o car pooling.

Já conheci vários Americanos e posso dizer que são o povo mais oco que conheci - fica-se a conhecer a historia da sua vida em poucos minutos e somos logo grandes amigos antes que a viagem termine. Por cá é diferente, podem passar anos até 2 vizinhos deixarem a conversa sobre o tempo.

Mas se preferem, falemos de pormenores práticos. Diga-mos que encontra-mos alguém que trabalha perto de nós - será que começa a trabalhar, e mais importante, termina à mesma hora que nós?
Ainda mais importante, a condução - como sabemos, todos se acham os melhores do volante...é por isso que vemos casais a terem discussões monumentais no carro!

Para o bem da discussão, digamos que encontramos alguém que trabalhe próximo de nós, com os mesmos horários e que não entre nas rotundas em contra-mão - e se ele for um parvo? Tarado? Daqueles chatos que quando ouvem uma musica sabem logo em que filme ela fez parte da banda sonora, em que ano foi filmado e que o actor principal dormiu com a actriz secundária...vocês percebem, a biblioteca ambulante. Ou pior de tudo - um cómico! Todos os dias um rol de piadas que apetece puxar da chave de rodas e abrir a cabeça - mas sendo um povo educado, temos que ouvir, sofrer, sorrir e esperar pela próxima piada...e sofrer!

Mas até eu concordo que teoria do Car pooling até faz algum sentido, não precisamos de uma caixa de 4 por 2 metros só para uma pessoa - mas a alternativa é encher os restantes 4 lugares com 4 pessoas que não conhece ou não gosta ou ambas as hipóteses anteriores.

Sejamos sinceros, a única razão por levamos o nosso carro para o trabalho é para podermos ouvir a musica que queremos, cantarolar, falar ao telemóvel sem sermos assaltados, violados, apertados, atacados pelo cheiro a suor da vizinha ou ouvir a musica aos berros do iPod do teenager inconsequente.

Se alguma vez, o carpooling virar obrigatório eu vou comprar um destes.

P.S: no momento que lerem isto, estarei a fazer o unico car pooling que interessa - com a esposa e os miudos a caminho de uma semana no Algarve! Inté!

1 comentários:

  • anarquista_duval says:
    18 de maio de 2009 às 13:12

    A polémica foi pk a Eduarda Maio disse k a manifestação era contra os k keriam chegar a hora e a comunada toda caiu-lhe em cima... tretas.

    A Galp tem uma imagem queimadíssima junto dos condutores (os lucros k tiveram no semestre passado foi devido à não actualização dos preços dos combustíveis, e, entretanto, a gasolina já subiu 5 centimos nas ultimas duas semanas...) e bora lá dizer às pessoas para partilharem carros, para dar-mos uma imagem de consciencialização ambiental: a Galp n tem pó, tem alcatrão, não vai lá com detergente.

    Esse é o carro k dá para levar para o trabalho. Literalmente.