Apple no seu automóvel em breve

Recentemente anunciamos o interesse da Microsoft em alargar a sua influencia no mundo automóvel - é melhor despacharem-se porque a Apple acabou de anunciar a sua entrada na arena na sua conferencia anual de programadores: a Apple anunciou o “iOS in the Car”, mas não disse muito mais de útil além da lista de interessados e alguns renders. Basicamente, uma versão optimizada para os displays automóveis do novo iOS 7.

Já é possível, seja iPhone ou Android, ligar ao sistema áudio do automóvel e ter controlo sobre o smartphone para tocar musica ou fazer chamadas, mas o iOS in the Car quer fazer o GPS, receber e enviar iMessages e outras funções usando os botões disponiveis no automóvel ou pelo Siri. Basicamente a Apple quer substituir os sistemas que vêem incluídos com o automóvel.

Trata-se de algo importante - porque o que a Apple conseguiu foi convencer os construtores a permitirem que um dispositivo externo sobre o qual eles não têm nenhum controlo parte da experiencia de condução. Muitos automóveis têm sistemas multimédias, mas ou usamos as aplicações disponibilizadas ou não temos nada. Podemos fazer o streaming apartir de um smartphone e não funciona tão bem ou fica tão bem integrado como se fizesse parte do sistema - a Apple quer mudar isso: quer que o seu automóvel seja um acessório do seu telemóvel e não ao contrário.

Faz algum sentido - normalmente trocamos de telemóvel com maior frequência que o automóvel, ou seja, o seu telemóvel vai melhorando enquanto o seu automóvel não. E quando alugamos um automóvel porque não levar o nosso sistema de GPS, musica, fotos e tudo o resto conosco? Quem usa regularmente carros de aluguer percebe o que estou a dizer - temos sempre que perder algum tempo a descobrir como é que cada sistema áudio funciona e o que fazem aqueles botões todos. Aluguei um Ford no outro dia e aquilo tinha o sistema mais irritante e incompreensível de sempre!

Sinceramente acho estranho que tantos construtores tenham já mostrado interesse (Apple cita Honda, Mercedes-Benz, Nissan, Ferrari, Chevrolet, Infiniti, Kia, Hyundai, Volvo, Acura, Opel e Jaguar) afinal estão a abrir mão de um serviço que podem cobrar ao cliente - será que chegaram à conclusão que os smartphhones modernos têm tanta ou mais capacidade que os sistemas de bordo e ao permitir esta interligação estão a conquistar a nova geração de compradores?

Claro que há outro problema - aquando da apresentação do Peugeot 208 tive hipótese de perguntar porque é que não podíamos instalar as aplicações disponiveis via o Android Market ou outro. Ele respondeu que a legislação automóvel é muito estrita e varia de mercado para mercado daí não se poder permitir tal liberdade. A Apple pode ter uma boa ideia nas mãos, até uma optima ideia, mas será que a legislação o permitirá?
E claro temos o componente de segurança - o seu automóvel tem uma rede interna que esta fechada sobre si própria logo sem grandes riscos de segurança. Mas ao deixar um dispositivo externo aceder a essa rede abre-se uma grande porta para a entrada de programas maliciosos. Não esquecer o grande problema da segurança na internet - ela foi desenhada para ser aberta, daí que é quase impossivel fazer algo seguro baseado na internet. O mesmo se passa no automóvel.

Quando é que isto se tornará realidade? A Apple fala para o fim de 2014 ou inicio 2015, mas a industria automóvel não vai saltar para esta tecnologia sem antes testar a fundo, particularmente a questão da segurança e legalidade. E depois entram também ao barulho os ciclos de renovação portanto isto ainda vai demorar um pouco...especialmente se depender da Microsoft.


E espero que até lá o Maps do iOs funcione como deve ser!

0 comentários: