1ª regra da politica - quando não tens razão faz barulho. E parece que Fiat parece ter adoptado essa máxima - numa tentativa de chamar a atenção para o seu Fiat 500 electrico recentemente apresentado (e só para americano ver) e ao mesmo tempo desviar as atenções dos problemas que a Fiat atravessa, resolveram andar a cabeçada com a Nissan acerca do que é beleza automovel.
1ª salva vem do responsavel de marketing da Fiat Matt Davis, que disse isto sobre o Nissan Leaf. “Visual pollution! Let’s be honest, ugliness is probably one of the worst forms of pollution.” Traduzindo "Poluição visual! Sejamos sinceros, ser feio é provavelmente uma das piores formas de poluição".
Claro que a veia comercial entra a seguir (e também para não chatear a Greenpeace) e Davis acrescenta: “The Fiat 500e proves that you do not have to give up on good looks to deliver an electric car.” Traduzindo O Fiat 500e prova que não temos que sacrificar bom aspecto para ter um automovel electrico".
E a Nissan, pela mão (ou melhor pela boca) de Simon Sproule responde a Fiat: “Let’s face it, Fiat has not shied away from controversial styling themselves. Many would describe many of their products as visual pollution. Take a long, hard look at the Fiat Doblo.” Traduzindo: "a Fiat também não é nova ao design controverso. Muitos descriviriam os seus produtos como poluição visual. Vejam bem o Fiat Doblo". Eu iria para o primeiro Multipla, mas o Doblo também serve...
Mas ao contrario da Fiat que apenas parece ter aberto um bate-boca para chamar atenção, Sproule responde com alguma razão: "Unlike the Fiat EV, the Leaf is a “fully functioning” car for families and daily use". Ou seja, o Leaf é um automovel utilizavel pelas familias - algo que até concordo, já que não caibo no 500.
E continua pondo o dedo na ferida - afirma que o Fiat 500e é apenas um automovel para cumprir a cota obrigatória de automoveis electricos na California e que os próprios italinos não acreditam muito no automovel porque escolheram o automovel mais pequeno e menos pratico da sua gama. Touché, check mate e match-point creio. Fiat ainda não respondeu...Mas sendo italinos não devem ficar calados por muito tempo.
Aproveitei o tema para questionar via Twitter o designer e muito bem opinado Ralph Gilles, vice-presidente de design da Chrysler e responsavel pela SRT sobre o que ele achava sobre o Leaf - sim, eu troquei Twits com o responsavel pelo novo Viper. Eis o que ele disse:
Bom senso sem dúvida.
0 comentários:
Enviar um comentário