Ia incluir isto no post anterior mas achei melhor fazer um separado - a PSA Peugeot-Citroen poderá estar a ser salva da falência (pelo menos desta vez) por um acordo que segundo a Reuters esta nas fases de acertos finais, com os bancos credores com garantias do estado francês no valor de vários mil milhões de Euros à PSA via o seu próprio banco.
E como é que este plano da a volta as regras da UE - a ideia seria o estado francês dar garantias de empréstimos no valor de 6,5 a 9 mil milhões de euros que iriam para o banco da PSA que então poderá dar empréstimos a condições muito vantajosas a consumidores para adquirirem carros da PSA até que esta consiga dar a volta às suas finanças. Ou seja, a unica coisa que este acordo permitirá é melhores condições para adquirir um automóvel a credito. E como disse antes, em troca a PSA terá que deixar o governo e trabalhadores na direção - isto porque ao contrario da Renault, o governo francês não tem participação na PSA.
Apesar do CFO da PSA Jean-Baptiste de Chatillon assegurar que o acordo estará de acordo as regras da UE, os alemães da Baixa Saxonia (que tem participação na VW) já disseram que se opõem ao plano já que sera contra as regras europeias (podiam esperar pela publicação do acordo final mas enfim...) e mesmo que seja conforme prometem uma investigação completa a esse plano (ou seja, mesmo que passe vão atrasar a aprovação o mais possível).
A Comissão Europeia na voz de Joaquin Almunia disse que ainda não receberam qualquer informação sobre este plano e vão ficar atentos a qualquer desenvolvimento.
A Comissão Europeia na voz de Joaquin Almunia disse que ainda não receberam qualquer informação sobre este plano e vão ficar atentos a qualquer desenvolvimento.
0 comentários:
Enviar um comentário