Ford encerra 3 fábrica na Europa

A Ford anunciou que vai encerrar a fábrica de Genk (Belgica) até ao fim de 2014 e a produção dos Mondeo, S-Max e Galaxy vão ser transferidas para Valencia (Espanha). E as C-Max e Grand C-Max deixam Valencia para serem fabricadas em Saarlouis (Alemanha).
A Ford quer estancar as perdas na Europa que a Ford prevê chegarem a 1 mil mlhões de euros e com a crise a não dar sinais de desacelerar as vendas na Europa devem ser as mais baixas dos últimos 19 anos.

Más noticias para os Belgas mas boas para os Espanhóis - a fábrica de Valencia produz atualmente os C-Max e Grand C-Max (que vão agora para a Alemanha), mas em Dezembro o Kuga começa a ser produzido bem como a Transit Connect em 2013. Agora deve receber também os modelos de Genk.


Mas não fica por aqui - a Ford vai também fechar a fábrica da Ford Transit em Southampton e a unidade de estampagem em Dagenham. Assim, a Ford deixa de produzir automóveis no Reino Unido depois de mais de 100 anos de presença.


Agora a pergunta fica no ar - os restantes construtores vão seguir os passos da Ford ou esperar salvamento do estado? Para terem uma ideia, estima-se que a Europa tenha a capacidade de produzir 22 milhões de automóveis, mas as vendas este ano devem ficar pelos 14 milhões.

0 comentários: