O que vestir atrás do volante?

Infelizmente há certas leis que são imutáveis, por mais que a gente tente não conseguimos fazer nada para as contrariar. Por exemplo, "quanto mais dinheiro gastar a comprar algo menos fiável ele será" : comprei recentemente um Samsung Galaxy S2 e ao fim de uma semana tive que devolvê-lo porque a bateria se recusava a carregar. Enquanto isso fui recuperar o meu velho Nokia que continua impecável, mesmo depois de ter saído da janela da carrinha numa curva apertada. Outra lei imutável, os homens são incapazes de escolher e combinar roupa - sejamos sinceros, se não fossem as mulheres estávamos lixados. Tenho tentado perceber as escolhas da minha cara-metade e até, tenho que confessar, vi alguns episódios do "What not to wear" no TLC.


Tendo passado uma tarde a conduzir o novo Toyota GT86 no circuito do Algarve, um dia que posso classificar como maravilhoso, pus-me a pensar: o que devemos conduzir atrás do volante? Particularmente, os amantes da condução - o que vestir para melhor desfrutar da experiência?


Para muitos conduzir é apenas uma questão de ir do ponto A ao ponto B, mas para alguns é um ritual - há certas coisas que fazem sempre que se sentam atrás do volante, certas coisas que vestem. Algo que os faz sentir mais confortáveis, à vontade.


Um amigo meu, não vou dizer o seu nome para não o envergonhar em público, tem um magnifico Jaguar XJS V12 preto que conduz quase todos os fins de semana. E sempre com uma camisa de linho branca e luvas de condução em pele - ele tem uma gaveta com todo o tipo de luvas, de diferente cores, umas perfuradas, outras sem as pontas dos dedos, etc.


Há quem conduza de chapéu posto. Uma dica: evite conduzir atrás de alguém que conduza de chapéu (especialmente se for Paris Hilton)...


Ultrapasse-o, pare e tome um café, faça o que quiser mas não siga atrás de alguém que conduza de chapéu. - porque se ele ligar o pisca para a esquerda, ele poderá seguir em frente, virar à direita ou até parar - mas uma coisa é certa, ele não vai virar à esquerda.

Um jovem com o rabo a sair das calças e/ou boné ao contrário e penugem na cara conduz um Seat Ibiza TDI. Comercial claro.
Se vir um homem tiver um relógio espalhafatoso e um par de óculos de sol Prada (da feira normalmente)  a condizer então tem um Audi mas é usado e/ou importado e tem uma tendência irresistível de seguir perto demais da traseira do automóvel à sua frente.

Se for uma mulher, é um Mercedes usado e acha que as regras de transito não se aplicam a ela.

Mas o que deve envergar o verdadeiro entusiasta da condução? Aqueles poucos que apreciam os automóveis pelo seu designe, pelo seu aspecto, pela liberdade e sensações que transmitem pelos fundilhos das calças e não apenas como um símbolo de opolência?


Enquanto ouvia o metal do Toyota GT86 a arrefecer no sol do fim de tarde concluí que tinha vestido a roupa errada - devia-o ter conduzido completamente e absolutamente nu.

Enquanto percorri o autodromo do Algarve como um gato escaldado recordei as inúmeras vezes que falei e escrevi sobre o prazer da condução, sobre a simbiose entre homem e máquina e das sensações que só podemos ter pelos fundilhos das calças - então porque colocar as calças entre o homem e a máquina?

Eu podia apreciar a manete de velocidades, o frio e peso da sua cabeça de alumínio e ao manear a caixa sentia-se o as engrenagens a mover-se e ouvia o "Click" a cada mudança, não era como uma manete do Sega Rally era mecânico. E apesar de saber que este GT86 tem os pedais em alumínio eu não os via ou sentia o toque frio do alumínio.


Podia sentir o cheiro do Alcantara e Couro, não o podia sentir. Haverá melhor forma de apreciar o toque do couro e do alcantara se não em contacto directo com o nosso próprio couro? Todo aquele couro, alcantara e alumínio são simplesmente desperdiçados nos meus jeans.


E como podia sentir a famosa vibração do boxer de 4 cilindros? Eu podia ouvi-lo a ribombar pela cabine mas como senti-lo? Haverá melhor forma de apreciar o Toyota GT86 se não da forma como vim (e um dia irei partir) ao mundo: sem nada?


Apreciar a viagem da vida ao volante do GT86 - tal como Deus queria que fosse....

2 comentários:

  • Anónimo says:
    10 de janeiro de 2013 às 11:02

    Depois há os carros que tiram as roupas às pessoas:

    http://vimeo.com/36574044

    ;)

  • JV says:
    26 de agosto de 2013 às 18:10

    Boas, não sei se isto ainda está activo! Mas gostava que perguntasse ao seu amigo onde é que ele comprou as luvas como está na foto! Se souber por favor contacte-me!

    jota.ve.esse@gmail.com