Quilometro 102

Quem passa muito tempo na estrada arranja sempre forma de se entreter, particularmente nas auto-estradas que não exigem lá grande atenção. Daí que me lembrei partilhar um jogo que faço regularmente e convido os leitores a partilharem os seus "entretens" de viagem - o meu chamo do "Quilometro 102".

Infelizmente este jogo só é válido para a Auto-estrada A1 no sentido Norte-Sul ao quilometro 102 - um pouco limitado eu sei. O quilometro 102 é onde se inicia a descida da Serra dos Candeeiros pouco depois da saída de Fátima e o jogo é simples - circulando dentro do limite de velocidade ao passar o quilometro 102 deve desengatar o automóvel e apartir daí ver quantos quilómetros consegue fazer com o carro desengatado nunca deixando a velocidade cair abaixo dos 90km\h. Ora a distancia percorrida dependo da viatura, peso da mesma e do transito - se correr bem consegue passar a saída de Torres Novas ainda a aproveitar a gravidade. Mas deve desengatar na placa 102 e a velocidade inicial não pode ser acima dos 120 km\h e manter sempre acima dos 90 km\h.

Aviso a quem tiver um Renault Megane diesel actual - é possível que durante este jogo o seu automóvel apresente a mensagem de um problema no motor: não é verdade, a electrónica é que não percebe como é que um carro percorre tantos quilómetros sem estar engatado. Têm algo jogo de estrada que queiram partilhar?

6 comentários:

  • Freddy says:
    31 de julho de 2012 às 15:42

    Não será perigoso deixar o carro desengatado?
    Isto claro que irá consumir combustível.
    Já agora eu costumava fazer esse jogo mas na descida logo a seguir da guarda em direcção Aveiro lol mas não desengatado
    Já agora um starlet de 87 andava mais do que o "zé erre "

  • Turbo-lento says:
    31 de julho de 2012 às 18:52

    Perigoso não é - se for com atenção. Claro que o automóvel consome algum combustível para manter o motor em funcionamento mas neste caso ao manter o carro desengatado é possível fazer vários quilômetros e aí reside o desafio - ir mais longe por conta da gravidade.

  • Unknown says:
    1 de agosto de 2012 às 00:31

    No meu carro, um Audi A4 1.9 TDI o computador de bordo indica consumo quando o deixo desengatado nas descidas , no entanto se reduzir a velocidade ou manter ele vai a 0. Quando se deixa o carro desengatado está se a tirar a tração do motor das rodas (refiro me a por em ponto morto, claro) numa situação limite, ou com maior perigo é possivel, no caso de um obstáculo rpentino não conseguirmos ter um controlo tão eficaz do carro (eu reparei várias vezes que ele trava muito melhor e mais rápido se reduzir uma velocidade ao apertar o travão. Agora isto faz bem ao carro? confesso a minha ignorancia.

  • Turbo-lento says:
    1 de agosto de 2012 às 15:45

    Circular em monto-morto tem os seus riscos e claro só faço este jogo quando vejo que tenho condições, mas sendo num ponto particular da auto-estrada (normalmente há pouco transito e vamos todos na mesma direção) não há grandes perigos.

  • Anónimo says:
    3 de agosto de 2012 às 02:03

    fica aqui uma questao por esclarecer quem me sabe responder porque ja ouvi muita coisa e cada um tem um pouco de sentido. como se gasta menos gasolina em ponto morto ou com a velocidade engrenada e sem clicar no acelarador? obrigado abraço

  • Anónimo says:
    4 de agosto de 2012 às 17:21

    para gastar menos combustivel e deixar a mudança engatada e nao acelarar no caso das descidas e nas subidas e tentar embalar o carro antes da mesma.
    quanto a uma pergunta acima feita acho que ao travares assim podes danificar a caixa de velocidades porque ela esta a engatar uma velocidade abaixo com mais rotaçao.
    abraços a todos