Regulamentos para Le Mans mudam em 2014

Esta edição das 24 Horas de Le Mans viu também a apresentação das novas regras a entrar em vigor em 2014. A principal alteração é o focar na eficiência por volta.

Se este ano os híbridos foram apenas os Audi R18 Etron Quattro e Toyota TS030, apartir de 2014 todos os LMP1 vão ser híbridos, os restritores de ar vão deixar de ser usados bem como as regras actuais sobre os turbos e capacidades de motores - ou seja, mais liberdade.

Curiosamente são os franceses, talvez o povo mais irrascivel da Europa, a criar a regra que faz mais sentido no desporto automovel. Na F1 temos tido todo o genero de regras com a desculpa de tornar os carros mais lentos e mais seguros. Os franceses criaram a regra mais simples e mais eficaz - limitaram a quantidade de energia que um automóvel pode consumir a dar uma volta ao circuito (ou seja limitam o consumo) e obrigam as equipas a criar formas de tornar os automóvel mais eficientes. A F1 era suposto ser o topo do desporto automóvel mas como pode ser o topo se sempre que alguém cria uma solução inteligente proíbem essa mesma solução? Os franceses criaram algo simples - façam o que quiserem mas se gastaram cobustivel demais não participam ou se gastarem demais não acabam a corrida.

Basicamente podemos esperar que os LMP1 sigam a mesma tendência actual que temos nos automóveis da vida real - motores de pequena capacidade com turbo. Mas não acabam as novidades - os materiais "super-exóticos" vão ser proibidos algo que vai ajudar a cortar nos custos - se bem que fico na dúvida onde começam e acabam os "exóticos" e "super-exóticos".
A nível aerodinamico os LMP1 vão ter o condutor mais à frente e mais altos, os para-lamas dianteiros vão ser mais baixos, menos largos (de 2000 mm para 1900mm em 2014). Ou seja, os engenheiros que peguem numa folha em branco e comecem de novo...

Curiosamente, 2014 também vai ser o ano do regresso da Porsche a Le Mans. Para já a Audi diz que não faz tensões de sair em 2014 logo vamos ter um desafio interessante nos LMP1 - Audi que já venceu a prova 10 vezes, a Toyota que este ano já provou ser rápida e a Porsche que ainda é a marca com mais vitórias em Le Mans - 16 vitorias. Promete...

1 comentários:

  • Anónimo says:
    20 de junho de 2012 às 18:57

    e não só, para o ano temos a mazda, e parece que a ford está interessada em voltar também :)