Volvo V60 Plug-in Hybrid em 2012

A Volvo anunciou os preços para a sua Volvo V60 Plug-in Hybrid que vai estar à venda em 2012 - o primeiro híbrido diesel do mundo irá custar cerca de 57.000 euros (dependendo dos mercados e incentivos e só terá um nível de equipamento - o topo de gama Pure Limited.
Já aqui falamos deste Volvo aquando da sua apresentação e dos seus números interessantes - em modo 100% eléctrico Pure é capaz de percorrer (segundo a Volvo) 50km, em modo Hybrid usa o 5 cilindros de 2.4 litros diesel em conjunto com o motor eléctrico para reduzir as emissões para 49g/km e consumos de 1.9l/100km (pelo menos até a bateria se esgotar) e em modo Power os motores a combustão e eléctrico trabalham em conjunto para produzir 212 cavalos + 69 cavalos e um binário máximo de 440 Nm + 200 Nm .
O motor combustão alimenta as rodas dianteiras enquanto o motor eléctrico é alimentado por uma bateria de lítio de 11.2 kWh acciona as rodas traseiras - é possível então usar o V60 Plug-in Hybrid como um tracção integral mas apenas enquanto a bateria tiver potencia e apenas até os 120 km/h.
Só um pormenor me deixa com a proverbial pulga atrás da orelha - o sistema híbrido deste Volvo é fornecido pela Citroen-Peugeot e como recentemente noticiamos, a PSA adiou o lançamento de todos os seus modelos com esta tecnologia para, segundo eles, terem a certeza que tudo funciona bem. Ora os Suecos dizem que em breve vão começar a produção e entrega de viaturas antes que quem inventou a tecnologia o faça. Será boa ideia?

1 comentários:

  • Besedaeste says:
    21 de dezembro de 2011 às 14:44

    A perfeita combinação! Adorei o conceito. Parabéns Volvo. Acho que o futuro passa por aqui. Contudo, não percebo a utilização do 2.4 diesel. Se usasse o 1.6 diesel, os consumos seriam mais baixos assim como as emissões, e mais acessível. Ficaria menos exclusiva, se calhar é por isso que a equipam com o 2.4, mas continuo a achar uma combinação perfeita, pricipalmente para quem fizer poucos quilómetros diariamente.