Valeo desenvolve compressor eléctrico

Recentemente escrevemos sobre a diferença entre um turbo e um compressor, suas vantagens e desvantagens. Enquanto o turbo oferece potencia não funciona bem nas baixas rotações porque não há fluxo de gás de escape para girar o turbo - o famoso turbo-lag. O compressor oferece potencia logo desde o inicio mas rouba potencia para dar potencia uma vez que é o motor que o tem que activar/rodar - a titulo de exemplo, no antigo Mercedes McLaren SLR o compressor roubava cerca de 120 cavalos a potencia total do motor. Mas eis que a Valeo anunciou que esta a dar os toques finais num sistema que promete resolver estes defeitos - um compressor eléctrico compacto que pode ser adicionado aos motores turbo já existentes.
Testaram este sistema num Renault Laguna equipado com o o motor 1.2 TCe do Clio actual e o resultado é que os 115 cavalos e 150 Nm estão logo disponíveis desde as primeiras rotações - mesmos valores de 1.6 atmosférico mas sem ter que atingir as mesmas rotações. Este motor inclui também o alternador-arrancador da Valeo de 4kW (que se recarrega em apenas 5 segundos) capaz de dar mais 5,5 cavalos 3 a 4 vezes por quilometro - um KERS da F1 para a estrada. Um sistema híbrido semelhante ao da Honda mas mais pequeno e muito mais barato: custa apenas 1/4 do sistema da Honda.
Isto significa uma redução de emissões em 25% entre o motor de 1.2 e 1.6 com a mesma potencia e com uma disponibilidade quase imediata. E o melhor de tudo - este sistema da Valeo poderá ser instalado em qualquer motor.

0 comentários: