Tunel da Sibéria ao Alasca recebe luz verde

Se não tivesse lido no Times não acreditava, mas parece que a Rússia apresentou um plano para construiu o maior túnel do mundo no estreito de Bering ligando a Europa aos EUA via Sibéria e Alasca.
Este túnel de comboio teria 103km (mais do dobro do túnel da Mancha) e abre a possibilidade de um comboio partir de Londres e seguir até Nova York. Este mega-projecto custará algo como 65 mil milhões de dólares e transformaria o transporte de mercadorias entre EUA e Rússia, alem de ligações de electricidade e fibra óptica.
Não se trata de uma ideia nova, já desde os tempos do Czar Nicolau II que se fala nisso mas problemas financeiros sempre o adiaram. Mas os Russos dizem que é desta e que pode estar pronto dentro de 10 anos. E dizem que podem tornar o projecto lucrativo estimulando o transporte de mercadorias, petróleo, gás e electricidade da Sibéria para os EUA e Canada.

1 comentários:

  • Turbo-lento says:
    2 de setembro de 2011 às 17:03

    As vantagens são mais que muitas - vais ser possivel meter algo num comboio em Londres e chegar a Nova york ainda no mesmo comboio. Só os ganhos em tempo e economia no transporte são fenomenais. E com linhas electricas incluidas é possivel distribuir mundialmente energia a custos reduzidos.
    Claro que ainda é precido construir o dito tunel....