Tesla procura mais 214 milhões para o Model X

A Tesla Motors Inc. esta a tentar arranjar mais 214 milhões de dólares via nova venda de acções para financiar o desenvolvimento do novo crossover Model X cujo prototipo deve ver o dia no fim de 2011 para chegar aos stands no fim de 2013.
O Model X utilizara a mesma plataforma do Model S que só deve chegar aos clientes a meio de 2012 - devem também partilhar o mesmo sistema de bateria e motor, se bem que segundo rumores poderá ter tracção integral. Enquanto isso o Tesla Roadster deve deixar de ser produzido em Dezembro de 2011 - não pode decisão própria mas porque a Lotus vai deixar de produzir o chassis que a Tesla usa.
Mas será que ai conseguir? É que sejamos realistas, a Tesla tem prometido muito e tem conseguido arranjar quem pague as contas mas até agora só vendem o Roadster e tendo em conta que 2012/2013 devemos começar a ver os Mercedes SLS AMG E-Cell, Jaguar C-X75, Audi R8 e-tron e Porsche 918 Spyder entre outros no mercado não vai faltar oferta de veículos para pessoas ricas com consciencia ambiental pesada - será que a bolha vai rebentar?
Verdade que a Tesla tem outros negócios na manga como a venda de baterias e carregadores para o Smart fortwo e Mercedes Classe A electricos (mas a Renault-NIssan) podem vir a estragar esse negocio) e a produção do Toyota RAV4 EV previsto para 2012.

0 comentários: