Aston Martin Lagonda ainda mexe?!

A Aston Martin prepara-se para lançar no mercado 3 modelos Lagonda. O CEO da marca Ulrich Bez confirmou à revista CAR o estudo de um Crossover, um Allroad e uma berlina de luxo.



O primeiro 4x4 da Aston Martin: foi o concept de 2009 apresentado no Salão de Genebra, um crossover de super-luxo, dando o mote para o regresso ao mercado da marca. Um modelo expressamente provocativo pelas dimensões e certamente de igual modo pelas prestações e blocos disponíveis. Um "must" para mercados emergentes como a Rússia e alguns países africanos.

Quanto à base, consta que será usado a nova plataforma do Mercedes Classe M, pelo que podemos especular quanto à origem dos motores... Os desejos da marca passam, em abono da verdade, por 2 modelos 4x4 distintos: ambos na "onda" do Evoque: um modelo mais desportivo e um supra-sumo super-luxuoso ao estilo do actual Range Rover. Infelizmente, tudo não passa de especulações, vontades, desejos, anúncios proferidos no horizonte de um concept que dislumbrou quem o viu. Pessoalmente, acho o concept Lagonda aqui apresentado simplesmente brutal... a minha reação foi semelhante à que tive quando vi o X6. Ainda hoje não percebi muito bem para que serve, até porque nos bancos de trás, quase só podem sentar-se "crianças" devido à linha do tejadilho.

Mas não deixa de ser brutal, mastodôntico, enorme, ameaçador, convidativo... ao mesmo tempo que a nossa consciência ecológica nos diz para preferirmos um Chevrolet bifuel ou um Peugeot iOn... Acho que se passa o mesmo com este concept da Lagonda. Quem procura luxo neste segmento, não pode pedir economia ou contenção ecológica. Não que não os haja, ou quem as marcas não estejam a investir nesse capítulo. Simplesmente não é para isso que são criados. São construídos para absorver o proprietário num mundo à parte. Num ambiente em que os motivos habituais para compra de automóvel simplesmente são outros...

0 comentários: