Histórias de logotipos (update)

Breve história de logotipos de algumas das marcas mais conhecidas do panorama automóvel, e algumas bem curiosas...


AUDI - As quatro argolas unidas representam as marcas alemãs que formaram a Auto Union, fundada em 1947. São elas: Horch, Audi, Wanderer e DKW. No dia 1º de janeiro de 1985, a Auto Union passou a se chamar Audi AG, com sede na Alemanha.



ALFA ROMEO - O símbolo é composto pela bandeira com a cruz vermelha (brasão da cidade de Milão) e pela serpente a devorar um homem (símbolo da família real milanesa). O nome do fabricante italiano, fundado em 1910, é a combinação da sigla A.L.F.A (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o sobrenome do engenheiro Nicola Romeo, fundador da marca.



BMW - Até há pouco tempo a própria BMW dizia que o seu símbolo representa uma hélice de avião a girar juntamente com o símbolo da Baviera, mas em descobertas recentes, a BMW alterou a sua versão sendo o azul/branco proveniente de uma antiga bandeira da Baviera (fonte Wikipedia...) Foi criada pelos irmãos Karl Rath e Gustav Otto quando conseguiram permissão do governo alemão para produzir motores de avião, em 1917. O primeiro carro a ter o símbolo da marca alemã foi o modelo Dixi 3/15, de 1928. BMW é a abreviatura de "Fábrica de Motores da Bavária" (Bayerische Motoren Werk).



CHEVROLET - Diz a lenda que o logotipo em forma de gravata borboleta foi baseado na ilustração do papel de parede de um hotel em Paris onde um dos fundadores da marca, William Durant, teria se hospedado, em 1908. Durant guardou a amostra na carteira para usá-la como símbolo da marca de automóvel que fundou em parceria com o piloto Louis Chevrolet.



CHRYSLER - A antiga estrela de cinco pontas, formada a partir de um pentágono com cinco triângulos, representa a precisão da engenharia. O logo atual é um escudo com asas, que já havia sido foi adotado entre as décadas de 30 e 50.



CITROËN - Os dois "V" invertidos, conhecidos na França como "Deux Chevron", simbolizam a engrenagem bi-helicoidal criada pelo engenheiro Andre Citroën, fundador da marca francesa.



DODGE - O búfalo simboliza a cidade de Dodge, localizada no estado de Kansas (EUA), no oeste norte-americano.



FERRARI - O cavalo preto empinado sobre o fundo amarelo era usado no avião de Francesco Barraca, piloto de caça italiano morto na Primeira Guerra Mundial. A pedido da mãe de Barraca, o comendador Enzo Ferrari passou a adotar o emblema em seus carros a partir de 1923.



FIAT - A sigla em letras brancas sobre fundo azul significa Fábrica Italiana de Automóveis de Turim.



FORD - O símbolo oval com a assinatura de Henry Ford permanece quase inalterado desde a fundação da empresa, em 1903. Hoje ele inspira o desenho das grades dos carros da marca.



JEEP - Marca norte-americana cuja origem vem da pronúncia, em inglês, da sigla G.P. (General Purpose), utilizada para identificar os modelos destinados a vários tipo de uso.



LAMBORGHINI - Diz-s que o touro que aparece no símbolo dos desportivos italianos é uma homenagem do fundador da marca, Ferruccio Lamborghini, às lutas de touros, pelas quais era fanático. Tanto que os carros da marca (Diablo e Murciélago) têm nomes de touros famosos. Contudo, devido ao facto de Ferruccio ser do signo do zodíaco Touro, algumas pessoas atribuem a este facto a origem do logo da Lamborghini. Neste caso, diria que é devido à junção destes dois detalhes que os logos dos Lambo têm um touro. O melhor dos dois mundos...



MASERATI - O logotipo da marca italiana representa o tridente de Netuno, símbolo da cidade de Bolonha. A fábrica foi fundada em 1919 pelos irmãos Carlo, Bindo, Alfieri, Ettore e Ernesto Maserati.



MERCEDES-BENZ - A estrela de três pontas representa o fabrico de motores para uso na terra, água e mar. Gottlieb Daimler enviou um postal para a sua mulher, dizendo que a estrela impressa no cartão iria brilhar sobre sua obra.



MITSUBISHI - Um diamante de três pontas que remete à resistência e preciosidade. O símbolo veio do nome da marca: "Mitsu" significa três em japonês; "Bishi", diamante.



NISSAN - A moldura azul (cor do céu e do sucesso na cultura japonesa) e um círculo vermelho ao fundo (que representam a luz do sol e a sinceridade) remetem ao provérbio "sinceridade leva ao sucesso". Nissan significa "indústria japonesa".



PEUGEOT - O leão estilizado, que representa a "qualidade superior da marca" e homenageia a cidade de Lion (França), é usado desde 1919. Desde então, o logotipo sofreu sete modificações.



PORSCHE - São dois brasões sobrepostos - o da região de Baden-Württemberg e o da cidade de Stutgartt (o cavalo empinado), sede da marca alemã. A marca adotou o símbolo a partir de 1949.



RENAULT - O losango parecido com um diamante foi adotado em 1925, para sugerindo sofisticação e prestígio. Desde então, teve quatro mudanças de visual. O primeiro símbolo, de 1898, eram dois "R", em homenagem aos irmãos Louis e Marcel Renault, fundadores da marca francesa.



SAAB - Uma das marcas que esteve sob controle da GM, começou a fabricar aviões em 1938. O nome vem de Svenska Aeroplan Akteebolaget. A produção de automóveis começou em 1959. O logotipo circular tem um animal mitológico com cabeça de águia e garras de leão, símbolo da vigilância. O azul de fundo é a cor da marinha.



SUBARU - Na língua japonesa, Subaru significa "plêiade" (conjunto de estrelas). Isso explica a constelação adotada como logotipo da marca.



VOLVO - O polémico logotipo da marca sueca é o símbolo da masculinidade. Por esse motivo já foi muito contestado por movimentos feministas na Europa.

11 comentários:

  • Pinta o meu quarto says:
    20 de novembro de 2010 às 20:20

    Ao contrario do que muita gente pensa (até a Bmw anunciava) o simbolo não representa as helices do aviao. Representa sim as cores de uma localidade da Alemanha onde a Bmw nasceu, não sei o certo qual é a localidade, mas quem tiver duvidas pode pesquisar.

  • Peter J says:
    21 de novembro de 2010 às 12:12

    Muito bom post, mas uma pequena correcção...
    O logo da Lamborghini deve-se ao facto do signo de Zodíaco de Ferrucio Lamborghini ser Touro e não pelo facto de gostar de corridas de touros...

    Abraços a todos

  • anarquista_duval says:
    21 de novembro de 2010 às 13:19

    Acho que o símbolo da BMW representa a bandeira do Estado da Baviera, e não a hélice de um avião.
    Além disso, o logotipo da Saab é um grifo que aparece na bandeira da província sueca da Scânia, de onde é originária a Scânia (construtor de camiões), da qual a Saab fez parte antes de ser comprada pela GM.

  • Besedaeste says:
    21 de novembro de 2010 às 16:05

    Em relação à Lambo, na verdade, ouve-se essas duas versões. Já corrigi o post, mas em todos os site que tenho visto, fazem referência aos dois factos. No horóscopo chinês, Ferruccio era Tatsu, Dragão.

  • Besedaeste says:
    21 de novembro de 2010 às 16:09

    Sobre a BMW - "The circular blue and white BMW logo or roundel is portrayed by BMW as the movement of an aircraft propeller, to signify the white blades cutting through the blue sky – an interpretation that BMW adopted for convenience in 1929, twelve years after the roundel was created.[7][8] The emblem evolved from the circular Rapp Motorenwerke company logo, from which the BMW company grew, combined with the white and blue colors of the flag of Bavaria, reversed to produce the BMW roundel. However, the origin of the logo being based on the movement of a propeller is in dispute, according to an article recently posted by the New York Times, quoting "At the BMW Museum in Munich, Anne Schmidt-Possiwal, explained that the blue-and-white company logo did not represent a spinning propeller, but was meant to show the colors of the Free State of Bavaria." Mais discórdia... :)

  • Peter J says:
    22 de novembro de 2010 às 11:46

    (Não vi nenhuma alteração ao post... :) )
    Acredito que possa aparecer essa informação, mas já li muita coisa sobre Lamborghini e nunca encontrei nada que disse-se que se devia ao facto de gostar de corridas de touros...
    http://www.4rodas1volante.com/2009/03/o-legado-de-ferruccio-lamborghini.html


    Quanto ao logo da BMW também já li que se deve ao efeito que as hélices dos aviões formam quando estão a girar...

  • Besedaeste says:
    22 de novembro de 2010 às 20:00

    Ora vê este site: http://www.forumtouradas.com/viewtopic.php?f=15&t=710

    No Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lamborghini

    "Ferruccio Lamborghini era um rico construtor de tratores e fazendeiro, descendente de toureiros"

    "Gallardo, Diablo, Murciélago, Revénton (entre outros), são todos nomes de touros. Ferrucio Lamborghini além de ser do signo de Touro era fanático pelas touradas, daí a razão de todos os carros da Lamborghini terem nomes de touros (e seu logotipo ter um touro estilizado)."

  • Miguel says:
    23 de novembro de 2010 às 00:31

    por acaso estive para escrever sobre o bmw,mas alguém antecipou-se, eu também ja vi e ouvi a versão que o símbolo nada tem a ver com as hélices do avião(apesar de ser uma versão da história) porque a bmw ajudou no esforço de guerra a fabricar motores para a aviação!

  • Andre says:
    23 de novembro de 2010 às 01:54

    O Besedaeste tem toda a razão em relação á Lamborghini, tanto Simbolo como a maior parte dos nomes dos modelos derivam de touros, alias o exemplo mais evidente é o Miura, que devido ao touro Miura, deu nome a um encaste com o mesmo nome, Miura! ;)
    Mas muito bom post!

  • Peter J says:
    23 de novembro de 2010 às 12:22

    Atenção: eu não disse que os modelos não tinham nomes de touros... isso é um facto consumado!

    Apenas me referi à origem do logo...
    Eu acredito que gostasse de touradas afinal ele era apaixonado por lavoura, criação de gado e produção de vinho. Por isso começou por construir tractores e os carros só vieram por resposta a Enzo Ferrari!

    Por isso será natural que a origem do logo se fique a dever ao seu signo e também ao facto de gostar de touradas, no entanto, pelo que li, a oficial será o seu signo... (a wikipédia não é a fonte mais fiável)

    link:
    http://www.dinesh.com/history_of_logos/car_logos_-_design_and_history/lamborghini_logo_-_design_and_history.html

    "The Lamborghini Charging Bull Logo stands for the founder's, Ferruccio Lamborghini, zodiacal sign (Taurus). Most of the company's cars have been named after famous fighting bulls (oddly most have been spanish bulls not italian)."

    Era mesmo isto que eu queria dizer!

  • Besedaeste says:
    23 de novembro de 2010 às 20:18

    Bem, sendo fã de touradas e sendo Touro de signo... o Ferruccio só poderia mesmo escolher este logo.